34 veículos foram inspecionados em Volta Redonda, nesta terça-feira, dia 12 - Divulgação
34 veículos foram inspecionados em Volta Redonda, nesta terça-feira, dia 12Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria e Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) de Volta Redonda segue com as fiscalizações no transporte público da cidade por conta do combate ao coronavírus. Nesta semana, a inspeção já aconteceu em dois locais, no ponto da rodoviária e na Avenida Amaral Peixoto, nessa vistoria, 34 veículos foram inspecionados.

De acordo com a STMU, na terça-feira, dia 12, um ônibus foi autuado por lotação maior que a capacidade de 50%, estabelecida no Decreto nº 16084/2020 que também determina que os ônibus transportem apenas passageiros sentados, com espaçamento de bancos, uma medida de prevenção ao novo coronavírus.

Desde o início das fiscalizações devido ao combate à covid-19, 597 veículos foram verificados, sendo 44 autuados por alguma inconformidade e expedidas 17 notificações para as empresas que realizam o transporte público na cidade. Para Carolina Vilela, moradora do bairro Santa Cruz, é fundamental que os ônibus cumpram seus horários para evitar aglomeração.

“A própria população está cobrando as empresas para que elas cumpram seus horários, assim evita que os ônibus sejam mais um foco do vírus com excesso de pessoas em horários de pico. Acho importante a prefeitura estar trabalhando para que eles cumpram essa medida. Queremos evitar ficar doente e todas as medidas são necessárias”, contou.

O prefeito Samuca Silva ressaltou que o respeito a essas medidas é essencial para diminuir o contágio entre as pessoas.

“Desde o início da pandemia equipes da STMU estão intensificando as fiscalizações para dar mais segurança ao passageiro e morador de Volta Redonda. Foram estabelecidas essas exigências para a circulação dos ônibus e a gestão se comprometeu em fiscalizar junto à população essas ações”, disse.

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana as fiscalizações são realizadas quase todos os dias, sendo essa a 15ª ação em um trabalho intensificado das equipes. Além da lotação, as equipes da STMU fiscalizam o cumprimento dos horários e a higienização.