A equipe pedagógica do MEP-VR realizou uma reunião online neste domingo, dia 17 - MEP-VR
A equipe pedagógica do MEP-VR realizou uma reunião online neste domingo, dia 17MEP-VR
Por O Dia
Volta Redonda - A equipe pedagógica do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) realizou uma reunião online neste domingo, dia 17, depois de sessenta dias sem aulas presenciais, no Pré-Vestibular Cidadão (PVC). O encontro através de uma plataforma digital foi sugerido pelos professores Paulo Ricardo (PVC-Niterói) e Juliana Resende (PVC Retiro), ainda participaram da conversa mais oito educadores, com a coordenação da pedagoga Nirlene Pirassol.
A professora Marcele Lopes, colaborou na conexão e também no tempo da reunião. Diversos temas foram discutidos, entre eles o cenário da educação no MEP, no contexto do ‘Brasil pandêmico’.
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Nas falas, a atenção para a realidade dos alunos do Pré- Vestibular Cidadão (PVC) foram ressaltadas: as múltiplas dificuldades socioeducacionais presentes na maioria dos alunos; a crescente desigualdade social e o adoecimento da população, também emocionalmente provocados pelo desgoverno; também o reconhecimento à dedicação e esforço dos educadores na oferta de aulas remotas, sem pressão ou imposição; foi feita ainda uma análise da participação das aulas no modo remoto, considerando os meses de abril e maio com respectivamente, 40% e 25% de participação e debate sobre o necessário adiamento do ENEM.
A pedagoga e coordenadora de ensino do MEP-VR comentou sobre o encontro online que envolveu toda a equipe.

“Momento rico de escuta, de acolhida das preocupações dos colegas e de olhares atentos para os alunos. Muito oportuno, estávamos precisando”, declarou Nirlene Pirassol após o encontro virtual.

Segundo o coordenador do MEP-VR, José Maria da Silva, as seguintes decisões foram tomadas a partir do encontro virtual: a realização de uma sondagem junto aos alunos para saber da realidade e que caminhos apontam em relação às aulas remotas e o ENEM; será promovido um ‘encontro de escuta’ com todos os professores do Pré Vestibular; ainda um ‘encontrão’ com os estudantes, no formato transmissão ao vivo (live), zoom ou outra plataforma; e sugerir: mesclar aulas com escuta e conteúdos aos educadores.