Volta Redonda imuniza crianças e gestantes contra a influenza - Evandro Freitas
Volta Redonda imuniza crianças e gestantes contra a influenzaEvandro Freitas
Por O Dia
Volta Redonda - Nesta semana, a campanha de vacinação com a gripe em Volta Redonda começou a atender as gestantes e puérperas. Este público tem até a quinta-feira, dia 28, para procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber a dose da vacina. A vacinação contra a influenza continua também para crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde da Atenção Primária, exceto nas que são polos de atendimento a covid-19, que ficam nos bairros, 249, São João, Vila Mury e Volta Grande. Portanto, os moradores desses bairros deverão ser vacinados em unidades mais próximas desses polos. A referência para o bairro 249 será a unidade do Conforto.

Já os moradores do bairro da Vila Mury serão vacinados no Retiro. Os usuários da São João podem ir na unidade do bairro Belvedere e do Volta Grande será no Centro Odontológico Concentrado (COC) do Santo Agostinho. A vacinação acontece das 8h às 17 horas.
Para evitar aglomeração, os atendimentos foram divididos durante a semana, de acordo com a idade das crianças. Nesta terça-feira, dia 26, as doses serão aplicadas nas crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. Já na quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, a vacinação estará disponível para todas as de 6 meses a 5 anos e 11 meses que não conseguiram vacinar.

A vacinação contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico da covid-19, ao descartarem os outros tipos de gripe na triagem, pelo histórico vacinal.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca que está aproximando o período onde as pessoas têm mais problemas respiratórios devido a queda da temperatura.

"Ao se imunizar contra os vírus da Influenza, a quantidade de pessoas gripadas no inverno é reduzida, evitando sobreposição de doenças e reduzindo casos de internação por complicações respiratórias. Além disso, a pessoa estando vacinada contra as gripes mais comuns colabora com diagnóstico mais rápido de casos de coronavírus na população", esclarece o secretário.

O prefeito Samuca Silva destaca que a vacinação acontece de forma rápida devido a estratégia adotada pela administração municipal.

“Em todas as etapas de vacinação, montamos um esquema para garantir que não houvesse aglomeração de pessoas. Dessa vez não está sendo diferente. Portanto, faço um apelo para que todos aproveitem e levem os seus filhos para vacinar. É muito importante manter o calendário de vacinação em dia”, disse o prefeito.