
Conforme, os relatórios apresentados diariamente pelas equipes de plantão da força-tarefa, o fechamento do comércio, de modo geral, é respeitado. O descumprimento das regras acontece mais nos estabelecimentos como bares, setor que tem sido alvo frequente de denúncias e interdições.

“Nós temos estudos que mostram o quão desastroso seria se essas regras de isolamento e restrições não fossem aplicadas. Esse é um momento difícil, em que decisões difíceis são tomadas. E só com o apoio e cooperação de todos vamos sair dessa situação”, disse o prefeito.
O descumprimento dos decretos, das normas sanitárias ou de funcionamento, pode acarretar em aplicação de penalidades previstas em lei, como multa, interdição do estabelecimento, cassação de alvará, fechamento do estabelecimento, embargo, apreensão de bens, entre outras sanções.
As equipes estão todos os dias nas ruas atendendo denúncias e fazendo rondas em locais estratégicos. A população também pode participar denunciando. Nos últimos quatro dias, quase 100 denúncias foram checadas pela força-tarefa, que está agindo de forma rígida. Para denunciar e ajudar no trabalho dos fiscais, bastar ligar para a CAU, no telefone 156, ou usar o aplicativo FiscalizaVR, que tem versões disponíveis para Android e IOS.