Abordagem social retorna com atendimento no período da noite em Volta Redonda

Serviço já atendeu 45 pessoas, entre idosos, adultos, crianças e adolescentes, durante o mês de maio

Por O Dia

Serviço de abordagem social retorna com atendimento noturno em Volta Redonda
Serviço de abordagem social retorna com atendimento noturno em Volta Redonda -
Volta Redonda - O serviço de atendimento à população em situação de rua no período da noite voltou a acontecer em Volta Redonda. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do Serviço Especializado em Abordagem Social da Smac. Desde o último dia 27, quando retornou o serviço, 10 pessoas foram assistidas. Desse total, sete estavam próximo a uma agência bancária na Vila Santa Cecília e os outros três no bairro Aterrado.

As ações do serviço especializado em Abordagem Social, também acontecem durante o dia, e já atendeu 45 pessoas, entre idosos, adultos, crianças e adolescentes, durante esse mês de maio. Ele é ofertado de forma continuada e programada, com o objetivo de assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa, que identifique na cidade a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, entre outras.

A equipe é composta por duas assistentes sociais e um educador social. O horário de atuação da equipe é das 13h às 17h, nas segundas e terças-feiras; de 17h às 21h, às quartas-feiras; e de 8h às 14h nas quintas e sextas-feiras. Durante os finais de semana a equipe trabalha em sistema de plantão. Atualmente, o atendimento tem acontecido na Vila e Retiro. Na abordagem noturna, a ação conta com a presença da equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Smac, Mariana Pimenta do Nascimento, o objetivo do serviço especializado em abordagem social é conhecer, mapear, ofertar os trabalhos socioassistenciais e realizar os demais encaminhamentos para a rede.

“É importante pontuar que a equipe não faz remoção, não recolhe as pessoas da rua. A saída das ruas é algo que, ao longo do atendimento e da criação de vínculos com as equipes, pode acontecer ou não. Ofertamos os serviços, mas sempre respeitando o desejo da pessoa”, esclareceu a diretora.

O prefeito Samuca Silva destaca que esse serviço faz parte de uma rede de proteção a população em situação de rua mantida pelo poder público.

“O município conta ainda com outros locais para atender as pessoas em situação de rua como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP; o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), que funciona na rodoviária; o Abrigo Municipal Seu Nadim; e o abrigo criado pela prefeitura de Volta Redonda na Arena Esportiva, no bairro Voldac”, lembrou o prefeito.

O telefone para contato com a equipe de segunda a sexta-feira é o (24) 3339-9588, já nos finais de semana, em sistema de plantão, o numero é o (24) 99974-5472.

Comentários