Prefeitura de Volta Redonda vai realizar drive thru para vacinação contra influenza - Evandro Freitas
Prefeitura de Volta Redonda vai realizar drive thru para vacinação contra influenzaEvandro Freitas
Por O Dia
Volta Redonda - Na próxima terça-feira, dia 16, uma nova etapa de vacinação contra a gripe Influenza/H1N1 será realizada em Volta Redonda. A aplicação das doses irá acontecer no sistema de drive thru (procedimento no qual a vacina é aplicada com a pessoa dentro do carro), na Ilha São João, das 8h às 17 horas.

Nesta etapa, as vacinas serão destinadas aos professores das redes pública e privada e para adultos na faixa etária de 55 a 59 anos. De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, a imunização contra H1N1 contribui para diminuir o surgimento de novos casos de síndromes respiratórias que necessitam de assistência médica e hospitalar, evitando assim a superlotação das unidades de saúde nesse momento de pandemia.

Apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, a vacina contra a gripe aumenta a imunidade do grupo de risco e reduz a circulação do vírus influenza. A vacinação também vai ajudar a diferenciar a gripe e a covid-19, e em casos da doença, impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria os sintomas em um eventual ataque do coronavírus, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Flávia Lipke.

“A vacinação contra a Influenza auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico, por isso é muito importante manter o calendário em dia”, disse a secretária.

A vacinação no sistema drive thru já aconteceu na cidade em outras fases da campanha e o prefeito Samuca Silva destaca que a implantação dessa estratégia está dando certo.

“Nosso objetivo é imunizar toda a população que faz parte do público-alvo, mas de forma segura. Já adotamos esse sistema em outras etapas e foi um sucesso. Essa forma de imunizar as pessoas evita a aglomeração e possíveis contágios da Covid-19”, explicou o prefeito.