Hospital de Campanha em Volta Redonda - Divulgação
Hospital de Campanha em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O Hospital de Campanha de Volta Redonda foi estruturado em 22 de abril, no Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba, para receber pessoas com a covid-19 e durante este período já atendeu 107 pacientes. O hospital, criado para ser referência no tratamento de média complexidade da covid-19, no município, conta com 114 leitos, mas a partir de uma reestruturação que acontece nesta semana, o local vai poder contar também com dez leitos de UTI/CTI.

O prefeito Samuca Silva acredita que a decisão de investir na implantação de um hospital de campanha logo no início da pandemia pela covid-19 foi acertada.

“A medida foi fundamental para que nosso sistema de saúde não ficasse sobrecarregado. A unidade tem mil metros quadrados, com salas climatizadas e iluminadas de acordo com padrões hospitalares, registra hoje pouco mais de 10% de taxa de ocupação”, disse o prefeito.

Samuca destacou que além de uma estrutura bem montada, o que faz a diferença no Hospital de Campanha de Volta Redonda é a equipe de profissionais que está na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Os pacientes que tiveram alta destacaram o profissionalismo e dedicação da equipe multidisciplinar que atua na unidade.

“Oferecer atendimento humanizado nas unidades da Rede Municipal de Saúde sempre foi meta a ser alcançada nesta gestão. E todo treinamento recebido pelos profissionais se torna ainda mais importante no momento de pandemia. Tão ou mais importante que cuidar da doença, é preciso garantir bem-estar ao paciente”, falou, agradecendo a equipe da unidade.

A recuperação do autônomo Jean Carlos Leite Santos, morador do bairro Açude, de 35 anos, que teve alta nesta segunda-feira, dia 06, após seis dias de internação, foi a mais recente comemoração da equipe no Hospital de Campanha.
Jean Carlos Leite Santos, morador do bairro Açude, de 35 anos, teve alta nesta segunda-feira, dia 06 - Divulgação
“O isolamento da internação é amenizado pela dedicação dos profissionais que trabalham lá. Eles são 100%. A todo o momento, uma pessoa vem saber que como estamos nos sentindo. Médicos, enfermeiros, psicólogo, todos dão atenção em tempo integral”, contou Jean, que fez questão de mandar mensagem de agradecimento à equipe no dia seguinte de sua alta do hospital.
Publicidade
Laís da Costa Campos, de 25 anos, recebeu alta do Hospital de Campanha - Divulgação
Laís da Costa Campos, de 25 anos, que trabalha justamente analisando dados da covid-19 para o Hospital Regional recebeu alta no mês passado. Laís, moradora do bairro Siderlândia, ficou por seis dias internada, classificou como excelente o tratamento recebido na unidade.

“É um hospital de campanha, instalado num campo de futebol, e oferece tratamento de excelência com profissionais muito competentes”, disse.
Etelvina é moradora do bairro Eucaliptal e esteve no Hospital de Campanha por oito dias - Divulgação
Publicidade
Ainda a Etelvina Martinha dos Santos, dona de casa de 65 anos também ficou internada por oito dias, no Hospital de Campanha e teve alta do Hospital de Campanha no mês de junho. Etelvina é moradora do bairro Eucaliptal.

“Agradeço a Deus e a equipe do hospital pela minha recuperação. Faço parte do grupo de risco e posso comemorar por ter vencido o novo coronavírus. Fui muito bem tratada por todos da unidade. E destaco também a atenção dedicada aos familiares que buscam notícias sobre nós doentes”, ressaltou.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke, também parabenizou a equipe do Hospital de Campanha pela dedicação diária aos pacientes e ao combate à covid-19 na cidade.

“Eles estão na linha de frente, sempre com um sorriso no rosto para amenizar o sofrimento dos pacientes”, afirmou, lembrando que atuam na unidade médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutica, além de funcionários administrativos.

A enfermeira e coordenadora do Hospital de Campanha, Vanessa de Lima Huguenin, reafirmou que todos os profissionais atuam em prol de um bem comum, pensando na melhor assistência possível aos pacientes e familiares.

“Assim que o paciente é admitido na unidade, um representante da família é chamado ao hospital para reunião presencial com assistente social e membros da equipe que explicam detalhadamente o funcionamento de um Hospital de Campanha e os protocolos de segurança adotados em caso de pandemia como a proibição de acompanhantes. O objetivo é passar tranquilidade à família enquanto o paciente está em tratamento”, disse Vanessa.

O Hospital de Campanha de Volta Redonda recebe pacientes encaminhados pelos hospitais do Retiro e São João Batista; Cais Aterrado e Cais Conforto, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e pelas quatro Unidades de Referência para atendimento aos casos suspeitos de covid-19 que ficam nos bairros 249, São João, Volta Grande e Vila Mury.