Volta Redonda cria protocolo para atendimento médico especializado no período da covid-19 - Divulgação
Volta Redonda cria protocolo para atendimento médico especializado no período da covid-19Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O município de Volta Redonda estabeleceu um protocolo para atendimento médico especializado neste período da pandemia da covid-19. A medida foi implantada para evitar aglomerações e o objetivo é proporcionar o acesso ao atendimento médico especializado em casos identificados como de maior prioridade. Para isso, segundo as informações da prefeitura, a partir desta segunda-feira, dia 13, foram retomadas as consultas com especialistas, com um novo cronograma de trabalho.
Os atendimentos que antes aconteciam na Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, no Estádio Raulino de Oliveira passam a ser feitos no novo Centro Municipal de Saúde, no antigo Hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. Esse novo cronograma incluirá atendimento para nove especialidades: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, ortopedia, urologia e dermatologia. De acordo com o governo municipal, a escolha dessas especialidades ocorreu por meio de uma decisão colegiada.

Segundo a Secretaria de Saúde, através desse novo cronograma será possível identificar agravos de maior impacto, propondo intervenções; minimizar riscos de maiores danos através da avaliação e da conduta médica especializada; viabilizar fluxo racional de acesso ao atendimento médico especializado, considerando as demandas prioritárias com classificação de urgência, além de priorizar a segurança, tanto dos usuários quanto da equipe de assistência (médicos, enfermagem e administrativos).
Publicidade
Prefeitura cria protocolo para atendimento médico especializado no período de pandemia da covid-19 - Divulgação
A Secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, informou que cada paciente será encaminhado pela Unidade Básica de Saúde de referência para o Centro Municipal de Saúde.
Publicidade
“Estamos voltando gradativamente com as consultas com especialistas. Todos os pacientes deverão vir encaminhados da unidade de saúde onde estão acostumados a serem atendidos e acompanhados pela equipe do seu bairro”, explicou a secretária.
O atendimento é realizado com hora marcada. Em cada turno de atendimento serão agendados 10 pacientes, com intervalo de 30 minutos entre as consultas. Cada especialista é responsável pela regulação de seus pacientes em relação ao retorno ao consultório. Já as consultas de primeira vez são agendadas pelo Sisreg (Sistema de Regulação), também considerando o critério de gravidade. As demandas para as demais especialidades médicas serão acolhidas pelas unidades da Atenção Básica, que vão direcionar os casos para os especialistas para avaliação.