Pacientes aprovam tratamento precoce para casos de coronavírus em Volta Redonda - Gabriel Borges
Pacientes aprovam tratamento precoce para casos de coronavírus em Volta RedondaGabriel Borges
Por O Dia
Volta Redonda - No município de Volta Redonda, cerca de 40 pacientes estão em tratamento precoce para o grupo de risco da covid-19. O medicamento Nitazoxanida é administrado através da Rede Municipal de Saúde para evitar a evolução da doença. Este tratamento acontece através do convênio firmado pela Prefeitura com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no final do último mês de junho.

Segundo informou a Secretária Municipal de Saúde, Flávia Lipke, ao sentirem os primeiros sintomas indicativos da covid-19, os pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas, devem procurar a unidade da Atenção Básica mais próxima de casa.

“Caso haja indicação para o tratamento com a Nitazoxanida, o paciente é encaminhado para um dos cinco Centros de Triagem”, falou.

Em Volta Redonda, os polos para atendimento de casos suspeitos da covid-19 são: as Unidades Básicas de Saúde dos bairros 249, São João, Vila Mury e Volta Grande, que ficam abertas das 8h às 22h, além do Centro de Doenças Respiratórias (CDR), que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, das 8h às 19h.

A moradora do bairro Retiro, Patrícia Alves Braga, falou que quando sentiu os primeiros sintomas procurou a unidade da Atenção Básica em seu bairro e foi encaminhada para o Centro de Triagem na Vila Mury.

“Ainda não recebi o resultado do teste para comprovar a doença, mas com uma semana de tratamento já me sinto melhor. Sou paciente cardíaca e apostei no tratamento precoce”, contou.
Volta Redonda realiza tratamento precoce para pessoas do grupo de risco - Gabriel Borges
Outro paciente que comentou sobre o tratamento é o morador do Verde Vale, Delcino Miguel que já começou a usar a Nitazoxanida antes de receber a confirmação positiva para covid-19. Ele disse que uma das suas filhas foi internada por conta da doença e toda família procurou a unidade de saúde. Outra filha do morador, Maria Alice, contou que o pai apresentou ausência do olfato durante exame clínico, um dos sintomas do novo coronavírus.

“O médico achou indicado iniciar o tratamento e ele está se sentindo bem”, falou Maria Alice.

Já o morador do bairro Água Limpa, Adriano de Souza Oliveira, que é profissional da área de saúde, seguiu o protocolo e procurou uma unidade de saúde por conta de uma dor de cabeça persistente e sintomas de uma gripe forte.
Publicidade
“Fiz o uso do medicamento, mas o teste de swab deu negativo para a Covid-19. Porém, faço questão de agradecer a atenção que recebi durante o tratamento em casa e a preocupação demonstrada com meu estado de saúde”, disse.

O prefeito Samuca Silva destaca que o novo protocolo tem como estratégia garantir a capacidade de leitos para internação pela covid-19 na cidade, já que o medicamento, administrado precocemente, pode evitar o agravamento do quadro de saúde do paciente.

“O infectologista da UFRJ, Dr. Edimilson Migowski, afirma que o medicamento é seguro e eficaz também no tratamento de outras doenças, como dengue, zika e chikungunya”, citou Samuca, deixando claro que o tratamento não substitui o isolamento social e as medidas como uso de máscara e higienização das mãos.

Segundo o diretor do departamento de Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, o paciente que apresenta sintomas suspeitos para a covid-19 e se encaixa nos critérios para receber o tratamento inicia de imediato a administração da Nitazoxanida.

“Eles fazem a coleta de swab para fazer o teste para a doença, mas antes mesmo da chegada do resultado iniciam o tratamento. Após o terceiro dia de uso da medicação, a farmacêutica do Consultório Farmacêutico Municipal entra em contato para uma entrevista com o paciente. O objetivo é garantir a adesão ao tratamento, se houve alguma reação adversa e ver o estado geral do paciente. É uma primeira avaliação”, explicou Alan.