Pesquisadores na pedreira da Voldac, em Volta RedondaMichel Bastos
Por O Dia
Publicado 12/07/2020 11:01 | Atualizado 13/07/2020 09:43
Volta Redonda - Observar o comportamento do ‘corujão’ na Pedreira do bairro Voldac, em Volta Redonda foi o desafio realizado pelo Doutor em Ciências Biológicas, especialista em aves, Fernando Pinto e o Mestre em Zoologia, com larga experiência em monitoramento ambiental, Michel Bastos. Ambos são membros da equipe Ambiental do MEP- VR e estiveram na tarde de sexta-feira, dia 10, na Pedreira da Voldac.
Segundo os pesquisadores, o ‘corujão’ (Jacurutu) foi visto pela primeira vez em outubro de 2019 por Fernando, fato ratificado no primeiro registro da ave em Volta Redonda e cidades adjacentes da maior coruja do Brasil.
Publicidade
“Ontem, eu e Michel Bastos, estivemos novamente no local, impressionou-nos, ao ouvirmos cantos graves, por volta das 17 horas, vindos da parte alta da pedreira, ao fundo, de uma cava entre as pedras. Logo localizamos a linda espécie”, relatou Fernando.
Pesquisadores observam comportamento do ‘corujão’ em Volta RedondaMichel Bastos
Publicidade
O pesquisador Fernando ainda acrescentou que não conseguiram localizar o casal da espécie.
“Não localizamos o casal, porém a cava do paredão serve de abrigo, e pode ser o ninho do casal, é período de reprodução. Precisamos acompanhar periodicamente e avaliar melhor”, disse Fernando Pinto.
Publicidade
Já o Mestre em Zoologia, Michel Bastos ficou encantado com o cenário e registrou em fotos espetaculares.
“Foi um dia interessante. Notamos a interação entre a maior coruja do Brasil e o menor falcão do Brasil (o quiriquiri). Ali uma visível escolha de poleiros”, falou Michel Bastos.
Publicidade
Pesquisadores observam comportamento do ‘corujão’ em Volta RedondaMichel Bastos
Os pesquisadores ainda falaram das observações que realizam na área e também comentaram sobre a proposta de Criação do 1º Monumento Natural em VR no espaço da Pedreira e entorno.
Publicidade
“Estamos observando e registrando os fatos, porem de certa forma amadora. O ideal seria um projeto de pesquisa consistente com financiamentos e encampados por instituições públicas ou privadas. Ainda assim, as observações colaboram para ratificação da proposta de criação do Monumento Natural. As tratativas estão avançando”, comentou Fernando ao relatar o trabalho de campo realizado.
Há indicativos, que para a próxima semana, técnicos ligados ao MEP-VR acompanhem o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Jadiel Teixeira, em sua primeira visita à Pedreira da Voldac.