Prefeitura de Volta Redonda programa ação para coibir ‘isoporzinhos’ na Colina - Felipe Carvalho
Prefeitura de Volta Redonda programa ação para coibir ‘isoporzinhos’ na ColinaFelipe Carvalho
Por O Dia
Volta Redonda - Na tarde desta quarta-feira, dia 21, uma equipe da Prefeitura de Volta Redonda se reuniu, no auditório do Palácio 17 de Julho, com comerciantes e moradores do bairro Colina. O objetivo do encontro foi alinhar novas ações da força-tarefa multissetorial implantada para fiscalizar o funcionamento das atividades comerciais e sociais dentro das normas de prevenção à covid-19.
Segundo os moradores e comerciantes, os eventos clandestinos chamados de ‘isoporzinho’, incluindo aglomerações com som alto e outros tipos de transtornos durante as madrugadas no bairro, principalmente aos fins de semana. As ocorrências acontecem na Praça da Colina, região com bares e restaurantes.
Publicidade
Algumas sugestões foram apresentadas em conjunto, como o uso de mensagens via o aplicativo Whatsapp para denúncias, atuação constante do poder público e estratégias para coibir o comércio ilegal.
Pela administração municipal, estavam presentes representantes das secretarias de Fazenda (SMF), Extraordinária de Segurança Pública (Sesp), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Comunicação (Secom), além do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov) e da Guarda Municipal (GMVR).

Durante o encontro, também ficou definida a realização de uma intervenção já no próximo fim de semana, com intensificação das ações para coibir as ocorrências relatadas. Antes, o planejamento envolverá uma reunião com representantes da Polícia Militar para uma atuação em conjunto.
Publicidade
Prefeitura de Volta Redonda programa ação para coibir ‘isoporzinhos’ na Colina - Felipe Carvalho
Prefeitura de Volta Redonda programa ação para coibir ‘isoporzinhos’ na ColinaFelipe Carvalho
Força-tarefa
Publicidade
A força-tarefa trabalha para coibir aglomerações na cidade, fazendo rondas por bares e restaurantes e atuando com protocolo especialmente implantado para combater os ‘isoporzinhos’.
A equipe da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), que compõe a força-tarefa, criou ainda um protocolo para impedir esse tipo de evento clandestino. A fiscalização verifica bares, restaurantes e depósitos de bebidas que estão incentivando as aglomerações, seja com a venda de bebidas alcoólicas ou com o fornecimento de mesa e cadeiras para esses eventos.
Publicidade
Também são verificadas as infrações ao Código de Trânsito, como veículos estacionados em local proibido ou com som alto. Os responsáveis podem ser multados, ter mercadorias e equipamentos apreendidos e os estabelecimentos podem ser interditados e ter o alvará cassado.
A ação é realizada em conjunto pelos fiscais do Departamento de Atividades Econômicas e Sociais da SMF, agentes da Sesp, Guarda Municipal e Polícia Militar. O poder público conta com a colaboração da população que deve continuar denunciando pela Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, e aplicativo FiscalizaVR. Além disso, a operação é orientada pelo Centro de Inteligência e Segurança Pública (Cisp), que pode identificar aglomerações pelas câmeras de segurança do município.