Rotary Club de Volta Redonda realiza ações sobre a importância da vacinação contra a poliomielite - Divulgação
Rotary Club de Volta Redonda realiza ações sobre a importância da vacinação contra a poliomieliteDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Há 35 anos o Rotary International se engajou em uma campanha global numa parceria com a OMS, Nações Unidas, diversos órgãos internacionais e governos de muitos países para a erradicação da poliomielite, conhecida também como Pólio ou Paralisia Infantil.
Segundo o Presidente do Rotary Club de Volta Redonda Leste, Marcelo Argôlo, os Rotarianos atuam durante todo este período como voluntários aplicando vacinas em lugares de difícil acesso, divulgando a importância da vacinação e concentrando esforços nos país onde os últimos casos foram notificados para intensificar os trabalhos e poder garantir a erradicação do vírus.
Publicidade
Atualmente, apenas o Afeganistão e o Paquistão se encontram sob observação pois foram os últimos territórios onde se registrou a doença. É necessário um período sem novas notificações para que o país possa ser considerado livre da Pólio.
“Há pouquíssimo tempo tivemos a notificação de que o continente africano está oficialmente livre da pólio. O vírus foi erradicado lá também. A Nigéria foi o último país do continente. E agora os esforços estão concentrados em isolar o Paquistão e Afeganistão. Atingir 100% do território com a vacinação e aguardar o tempo solicitado para podermos declarar o mundo livre da pólio”, disse.
Publicidade
Os Rotary Clubs do Sul do Estado do Rio também estão engajados na divulgação da importância da vacinação nas comunidades em que atuam. As ações acontecem através de campanhas, atividades, como explicou Marcelo Argôlo. Segundo ele, atividades já foram realizadas no município de Volta Redonda.
“No fim de semana passado estivemos no bairro Três Poços em atividade alusiva ao dia das crianças e conscientizando os pais. A cada família que chegava, as professoras foram orientadas a perguntarem se as crianças já tinham sido vacinadas, em caso negativo, a orientação era para procurar o postinho, porque naquele dia estava acontecendo o dia D da vacinação, ou caso não fosse possível, procurar sem falta antes do dia 30 de outubro”, contou.

Ainda de acordo com Marcelo Argôlo, atividades também aconteceram em um shopping da cidade fazendo a divulgação.
Publicidade
“Um outro Club foi ao shopping, fez uma exposição de materiais sobre a Campanha END Pólio OW do Rotary International e entregou materiais conscientizando as famílias sobre a importância de vacinar as crianças”, disse.
É possível acompanhar todo o trabalho desenvolvido através de um site desenvolvido especialmente para o projeto: www.endpolionow.org. Outras informações também podem ser conferidas nas redes sociais, Instagram e Facebook: @rotaryvoltaredondaleste.
Publicidade
Rotary Club de Volta Redonda realiza ações sobre a importância da vacinação contra a poliomielite - Divulgação
Rotary Club de Volta Redonda realiza ações sobre a importância da vacinação contra a poliomieliteDivulgação
Segundo os representantes do Rotary Club é necessário vacinar as crianças no Brasil porque é um vírus que pode se espalhar rapidamente, contaminando em pouco tempo muitas pessoas. Sendo assim, enquanto a doença não for oficialmente considerada erradicada do planeta, a prevenção precisa acontecer, pois se uma única pessoa sai de uma área que ainda pode ter o vírus carregando – o e chega em um local onde as pessoas não foram imunizadas, todo este trabalho pode se perder e voltarmos a ter em muitos casos.
Publicidade
Ainda de acordo com eles a vacina não faz mal. Qualquer pediatra vai recomendar que todas as crianças sejam vacinadas. Efeitos colaterais que causem graves problemas de saúde ou desenvolvimento nas crianças nunca foram registrados. A única precaução é caso a criança demonstre algum tipo de reação alérgica quando vacinada, que seja encaminhada ao médico para avaliação e decidir se deverá tomar as doses de reforço depois.
O Rotary também reforça o período da campanha nacional de vacinação. “O Mês de outubro é sempre dedicado a uma ampla campanha nacional de vacinação. As famílias devem procurar os postos de saúde em seus municípios até o dia 30 de outubro. Devem ser vacinadas as crianças entre os 2 meses até os 4 anos(antes de completar 5). A campanha inclui também a vacina contra o Sarampo. Outra doença que estava praticamente controlada, mas devido baixa cobertura vacinal(famílias que pararam de vacinar suas crianças) infelizmente retornou no Brasil.