Trabalho dos ex-alunos do MEP-VR sobre a greve na CSN é lembrado - Divulgação
Trabalho dos ex-alunos do MEP-VR sobre a greve na CSN é lembradoDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) resgatou nestes dias, a história sobre a greve na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Após 32 anos, o MEP-VR, localizou inúmeras memórias nas redes sociais em vídeos, livros, slides, inclusive, um trabalho inédito dos alunos do Pré-vestibular Cidadão do MEP (Turma 2008), aos se completarem 20 anos da greve.
Era dia 7 novembro de 1988, em Volta Redonda, os operários da CSN e seus familiares juntaram-se na luta por direitos já consagrados na recém- promulgada ‘Constituição Cidadã do Brasil’. De acordo com a memória resgata pelo Movimento, a cidade incorporou-se por inteira às reivindicações e, na solidariedade, questionou as brutais mortes dos operários - Wiliam, Walmir e Barroso, no dia 09 de novembro
Publicidade
O material pode ser conferido através do link https://www.youtube.com/watch?v=5DkAiDK9iOk&t=166s. A síntese musicada de 8 minutos resgata de forma extraordinária história da classe operária em Volta Redonda. Rafael Stocco, hoje especialista em geopolítica, professor licenciado do MEP coordenou o trabalho em 2008.