Participaram da live: acadêmicos de psicologia e de direito (UFF-Aterrado), professores, psicóloga, estudantes do ensino médio, representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) e também a professora Marcele Lopes, representando o Pré Vestibular Cidadão (PVC) do Movimento Ética na Política (MEP-VR).
Marcele, na sua exposição traçou a trajetória do programa de educação popular do Movimento na ênfase do ensino e aprendizado realizado na “Escola Freiriana do MEP’, por meio da ‘escuta e diálogo’ entre alunos, educadores e sociedade, aguçada com a pandemia.
Na maioria das falas, jovens pontuaram questões socioeducacionais para além das escolas, destacando as frustrações e o ‘sentimento de abandono tão presente no processo educacional’. O conjunto dos debatedores ao analisarem os cenários sociopolíticos apresentaram desafios singulares, na linha superação das dificuldades e associaram a necessidade de construção de proximidade com a pessoas que sofrem e sentem o abandono do Estado. Nesta linha a ‘universalização da educação’ ganhou uma tônica especial durante o debate.
Ao fim, Marcele Lopes, da equipe pedagógica do Pré Vestibular do MEP reforçou sobre a importância do diálogo. “Há necessidade urgente do diálogo sobre os rumos da educação pública”, destacou a professora.