Vacinação contra covid-19 começa nesta terça-feira, dia 19, em Volta Redonda - Divulgação
Vacinação contra covid-19 começa nesta terça-feira, dia 19, em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda informou que vai antecipar o início da vacinação contra a covid-19 para esta terça-feira, dia 19, às 13h. Receberão as primeiras doses, 18 funcionários da SMS, que vão compor as equipes responsáveis pela vacinação no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Pela programação, a imunização vai começar na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Conforto.
Na quarta-feira, dia 20, estas equipes vão vacinar as pessoas que vivem em instituições de longa permanência de idosos, e também as pessoas com deficiência que vivem nas Residências Terapêuticas. Nos dois casos, também serão vacinados os cuidadores.
Publicidade
Ainda de acordo com a SMS, na quarta-feira, funcionários das redes de saúde pública e privada que atuam na linha de frente contra a covid-19 receberão a vacina. Ao longo do dia de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda resposta de ofícios enviados na segunda-feira, dia 18 aos hospitais e unidades de saúde solicitando a relação dos profissionais que devem ser vacinados.
Inicialmente, a vacinação começaria na quarta-feira, dia 20, mas diante da chegada do primeiro lote de doses nesta manhã a Volta Redonda, a programação foi alterada.
Publicidade
Perguntas frequentes:

- Quantas doses da vacina Volta Redonda recebeu nesta terça-feira?

Volta Redonda já recebeu 1.863 doses da vacina contra a covid-19.
- Quando chega o segundo lote?

Estas mesmas pessoas vacinadas agora receberão a segunda dose dentro do prazo técnico previsto, que é entre o 14° e o 28° dia após a primeira dose. O total de doses recebidas deve ficar na casa de 3,9 mil ao final da primeira etapa.
Publicidade
- Qual o público-alvo na primeira etapa em Volta Redonda?

O público-alvo nesta primeira etapa, seguindo as determinações dos planos nacional e estadual de vacinação, será formado por: 165 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (que vivem em asilos, por exemplo); 12 pessoas com deficiência institucionalizadas (que vivem nas residências terapêuticas); e 1.686 profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
- Quando chegarão vacinas para todos?

A Secretaria Municipal de Saúde conta com um planejamento para atender todo o público-alvo, tão logo seja ofertada pelo Governo Federal mais vacinas. Infelizmente, esse prazo ainda não foi passado, mas o governo municipal não medirá esforços para receber a quantidade suficiente de vacinas para atender a todos.
Publicidade
- Por qual razão a Prefeitura não compra vacinas?

Não existe até agora a possibilidade de compra da vacina pelos governos municipais, por determinação das autoridades federais.
- Quem determinou o número de doses que Volta Redonda recebeu?

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o número de vacinas disponibilizadas foi o definido pelo Ministério da Saúde, de acordo com dados colhidos nos anos anteriores.