Patrulha Maria da Penha aplicou 88 medidas protetivas neste ano em Volta Redonda
No Dia Internacional da Mulher, secretaria apresenta balanço das primeiras ações do ano
Balanço dos dois primeiros meses de ações Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) em 2021 - Divulgação
Balanço dos dois primeiros meses de ações Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) em 2021Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) de Volta Redonda divulgou um balanço dos dois primeiros meses de ações em 2021.
A Patrulha Maria da Penha aplicou 88 medidas protetivas e o Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM) fez 157 atendimentos. Além disso, duas mulheres estão abrigadas na Casa de Passagem Regional Deiva Ramphini Rebello.
De acordo com a secretária da SMIDH, Glória Amorim, ao assumir a Secretaria em 2013, teve como prioridade atender às reivindicações dos movimentos organizados de mulheres e dos conselhos de Volta Redonda. Ela destaca que esse é o mesmo sentimento ao reassumir em 2021.
Segundo ela, é preciso voltar a atender a mulher com total respeito e dedicação, realizando um trabalho em rede com todas as secretarias do município e outros serviços voltados ao público feminino.
Publicidade
“A construção de uma sociedade justa e democrática passa necessariamente pela igualdade entre homens e mulheres. Hoje nós assistimos que todas as organizações internacionais e acordos entre países indicam como recomendação a ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder e decisão. Assim também como a implementação de medidas que favoreçam a contribuição para a participação das mulheres como o importante aspecto da construção cidadã”, destacou a secretária.
Este ano, a campanha “Só uma mulher sabe a importância de celebrar, refletir e lutar” traz a reflexão de questões enfrentadas todos os dias pelas mulheres. Por conta da pandemia, os assuntos estão sendo abordados durante todo o mês por meio de interação nas redes sociais oficiais da prefeitura com as temáticas sobre: empoderamento, violência contra a mulher, questões de autoestima e representatividade no ambiente profissional, levando em consideração principalmente o contexto atual da pandemia.
Publicidade
Confira os serviços oferecidos em Volta Redonda:
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com finalidade de acolher, atender, orientar e acompanhar a mulher vítima de qualquer tipo de violência, conta com uma equipe multidisciplinar, com psicólogas, assistentes sociais e assessoria jurídica que fazem acolhimento e acompanhamento de casos de violência doméstica.
Publicidade
A Casa de Passagem Regional Deiva Ramphini Rebello, que compõe a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica ou familiar tem o propósito de prover de forma temporária, medidas emergenciais de proteção através de acolhimento em local seguro, tendo em vista a garantia da integridade física e emocional das mulheres.
A Patrulha Maria da Penha atua na fiscalização, prevenção, monitoramento e acompanhamento das medidas protetivas de urgência, expedidas pelo Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar ao Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e o Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Volta Redonda. Visando a proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, garantindo a efetividade das medidas protetivas aplicadas em virtude da Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha integrando as ações e os compromissos inerentes à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Publicidade
Ainda segundo a prefeitura, o município oferece atendimento especializado na Policlínica da Mulher e o apoio as gestantes no Hospital São João Batista.
Em caso de denúncias, o número de contato é o 180. A Secretaria Municipal para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) funciona na Rua Antônio Barreiros, nº 232 - Nossa Senhora das Graças. O telefone para contato é (24) 3339-9215. Ceam 3339-9025 e 99236-3788.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.