MEP-VR divulga nomes das mulheres destaques de 2020Reprodução/ MEP-VR

Por O Dia
Volta Redonda - A coordenação do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) anunciou e prestou homenagens às três mulheres destaques em VR-2020, em referência ao Dia Internacional das Mulheres. A programação aconteceu na segunda-feira, dia 08, na sala de aula virtual do MEP.
O evento que faz parte da Semana de Sensibilização de acolhida aos novos alunos do Pré-Vestibular Cidadão (PVC) contou com fala inicial do bispo diocesano (Diocese Barra do Piraí/ Volta Redonda), Dom Luiz Henrique.
Publicidade
Devido à pandemia, quatro mulheres que foram destaques em 2019, também foram diplomadas. “O processo de ‘observação’ para escolha dos destaques 2021 já teve início”, lembrou o cerimonialista da noite.
As escolhidas pelo movimento como mulheres destaques do ano de 2020 foram:
Publicidade
Abigail Ribeiro Gomes, paulista, mãe solo, graduada em Letras Português /Inglês - Literaturas pela Universidade de Taubaté, mestra de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e doutorada em Letras - Literatura Brasileira na UFRJ, coordenadora da equipe de linguagem e conselheira no MEP.
Aurora de Oliveira Bastos, mineira, bisavó, líder comunitária, chegou em VR no ano 1956, formou-se na ‘Escola dos grupos de base das CEB’s, ajudou o esposo Jorge Bastos na criação da associação de Moradores do bairro Retiro. D. Aurora, ativa até hoje na luta por moradia e Direitos Humanos, atualmente incorporou a luta em defesa do meio ambiente.
Publicidade
Terezinha Tânia de Souza Cruz Victorino, jornalista, mineira, aos 15 anos veio para VR, seguiu os estudos e graduou-se em jornalismo pela UBM (Turma 1994), graças aos esforços de avós e tios. Estudante atuou no Seminário Opção. Ainda na década de 1990 foi admitida pelo Jornal A Voz da Cidade, onde atua até hoje. Tânia, sempre fez a diferença nas suas reportagens pela isenção. Tânia é casada e mãe de duas filhas.
Mulheres Destaques em 2019, também foram certificadas
Publicidade
Flavia Siqueira Lemos, jovem, líder comunitária da ‘Ocupação D. Waldyr Calheiros’; Juliana Resende Lourenço Raja Gabaglia, professora de matemática e coordenadora do Pré- Vestibular do MEP-Núcleo Retiro e Nirlene Pirassol Tepedino, pedagoga, participou da Pastoral Carcerária, conselheira e atuante na equipe pedagógica do MEP e Renata Ferreira, professora, ativa projetos envolvendo educação, arte e direitos humanos, atualmente no inédito Coletivo Cadeira 22.
Durante a cerimônia, as mulheres destacadas agradeceram as homenagens. Dona Aurora Bastos, 83 anos encantou a juventude com sua fala precisa e esperançosa.