Orientações para o consumidor
Orientações para o consumidor Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda (Procon-VR) divulgou orientações sobre cuidados que os consumidores devem ter durante a semana em que se comemora do Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira, 15 de março.
Neste período, o comércio em geral aproveita para oferecer descontos e promoções. Segundo o coordenador do Procon-VR, João Silveira Neto, para realizar uma boa compra o primeiro passo é fazer uma pesquisa de preço. Caso o valor seja muito baixo, o consumidor deve desconfiar. Outra atenção que o consumidor deve ter é verificar se a embalagem está fechada corretamente, para evitar transtornos como comprar um produto novo e receber um usado.
Publicidade
“Para compras online, dê preferência para pagamento com cartão de crédito, porque se der algum problema, como o produto não chegar, por exemplo, o consumidor pode entrar em contato com a operadora do cartão e pedir cancelamento por desacordo comercial”, explicou João Silveira.
No que diz respeito ao prazo de garantia, o coordenador do Procon-VR lembra que todo produto, por lei, tem 90 dias de garantia, mas alguns itens costumam possuir tempo maior, como geladeira e televisão. Ainda de acordo com João Silveira Neto, se o produto apresentar problema e não for consertado dentro de 30 dias, ou se der o mesmo defeito por três vezes, o consumidor tem o direito de escolher um produto novo ou ter o dinheiro de volta.
Publicidade
“Quando estou em negociação com algum fornecedor, costumo dizer que ele é fornecedor por algumas horas por dia, mas é consumidor o ano inteiro. Ninguém é mais fornecedor do que consumidor. Todos nós consumimos em vários momentos do dia”, citou João Silveira.
O consumidor que tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Procon-VR, através dos telefones 3339-9205 e 3339-9206. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.