Vacinação
VacinaçãoDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda informou nesta quarta-feira, dia 17, que está priorizando a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos que iniciaram o processo de imunização antes de 21 de fevereiro. A vacinação foi direcionada para quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF): Retiro II, Conforto, São Geraldo e Santo Agostinho. O horário de atendimento é das 09h às 16h.
Segundo a SMS, enquanto não recebem autorizações oficiais para compra de vacinas, os municípios são obrigados a seguir o cronograma de vacinação determinado pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, a vacinação em Volta Redonda segue desta forma até que novas remessas de vacinas sejam entregues pelo Governo Federal.
Publicidade
Ainda de acordo com secretaria, a previsão é que até o final desta semana os estoques da 1ª e 2ª dose sejam repostos para dar prosseguimento à campanha de vacinação, mas oficialmente, o município ainda não foi informado da quantidade de novos imunizantes que receberá. O ritmo do processo de vacinação depende do número de doses que irão chegar.
O departamento de Vigilância em Saúde de Volta Redonda destacou que só é possível abrir uma nova etapa de vacinação para os idosos quando há a disponibilidade da primeira e segunda dose, para assim garantir o ciclo de imunização.
Publicidade
“Pensamos nesse cronograma de vacinação para a segunda dose para não promover aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem ter vacinas em quantidade suficiente para o grupo definido a vacinar”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde, médico sanitarista Carlos Vasconcellos.
A Secretaria Municipal de Saúde aponta que independente da campanha de vacinação, a orientação é para que a população siga as regras de combate e controle da covid-19. O uso correto de máscara – cobrindo o nariz e a boca– higienização das mãos com álcool 70% e evitar aglomerações estão entre as principais recomendações.

A Prefeitura de Volta Redonda aderiu ao Consórcio Público Municipal para aquisição de vacinas contra a covid-19 no último dia 2, que poderá permitir que estados e municípios comprem vacinas com recursos da União ou próprio, em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) ou de insuficiência de doses previstas.

Além disso, o prefeito Neto assinou duas cartas de intenções para a compra das vacinas Covaxin, desenvolvida na Índia, e Sputnik V, da Rússia. Esse é o primeiro passo para a aquisição dos imunobiológicos, que estão sendo cotados pelo município para possível ampliação da campanha de imunização na cidade.