Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda anunciou que irá iniciar a partir deste sábado, dia 10, a utilização do teste de antígeno para o diagnóstico da covid-19 na rede pública municipal. A iniciativa é uma parceria com uma empresa de plano de saúde particular.
O resultado do teste é mais rápido e fica pronto em algumas horas, ou no máximo em até um dia, após a coleta do swab nasal. A eficácia supera os 90%. A implantação desse novo procedimento na rede pública é para garantir agilidade no diagnóstico e início imediato no tratamento aos pacientes positivos. O teste será indicado a pessoas sintomáticas, previamente avaliadas pelas equipes das unidades de saúde.
Publicidade
De acordo com a SMS, os médicos da rede pública possuem autonomia para prescrever os medicamentos que julgarem necessários para o tratamento junto ao paciente. Inicialmente, os testes de antígeno estarão disponíveis em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF) dos bairros: 249; Vila Mury; São João e Volta Grande e também nas unidades de emergência – UPA Santo Agostinho e o Serviço de Pronto Atendimento (Cais Conforto) – e nos hospitais municipais: São João Batista (HSJB); Munir Rafful (Retiro) e Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado).
Ainda segundo a Prefeitura, em breve os testes de antígeno serão inseridos em outras 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que já são referência no atendimento a casos suspeitos de covid-19. Os pacientes irão receber o resultado do teste através do WhatsApp ou poderão pegar o resultado na UBS onde foi realizado o procedimento.
Publicidade
A Secretaria de Saúde também reforçou que a rede pública municipal continuará mantendo os testes de RT-PCR (swab), principalmente, nos contactantes de pacientes positivos covid-19 e em casos assintomáticos.