Secretaria de Saúde de VR emite nota técnica sobre segunda dose da CoronaVac
Secretaria de Saúde de VR emite nota técnica sobre segunda dose da CoronaVacDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda divulgou uma nota técnica nesta quarta-feira, dia 21, para esclarecer sobre a falta de vacina, à população que já recebeu a primeira dose CoronaVac, mas que ainda aguarda a segunda dose.
Segundo as informações divulgadas, “o fim do prazo constante no cartão de vacinação não traz risco de perda dos efeitos da primeira dose em relação à segunda. O prazo estipulado inicialmente para segunda dose previa condições que não se confirmaram da produção das vacinas no Brasil”.
Publicidade
Ainda de acordo com o comunicado da SMS, “houve atraso na chegada de insumos vindos do exterior e, por consequência, atraso também na produção das vacinas em território brasileiro. Ainda dentro deste efeito cascata, os municípios acabaram em grande parte desabastecidos”.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma que “não há risco de perda dos efeitos da primeira dose. E assim que novas remessas de CoronaVac cheguem ao município, todo seu estoque será disponibilizado para completar as segundas doses”.
Publicidade
“Como permanece a falta de insumos, a Secretaria permanecerá restringindo o uso da vacina como primeira dose até que toda a quantidade de insumos necessários para as segundas doses de Coronavac ainda não realizadas seja disponibilizada e que as pessoas identificadas como em situação de aguardo para a 2ª dose tenha sua vacina ofertada e realizada”, diz trecho da nota.