Segundo drive-thru de vacinação contra a covid-19 em Volta Redonda
Segundo drive-thru de vacinação contra a covid-19 em Volta RedondaGeraldo Gonçalves/ PMVR
Por O Dia
Volta Redonda - Mais de 1.300 primeiras doses da vacina AstraZeneca (Oxford) foram aplicadas para pessoas com 64 anos (completos) ou mais nesta terça-feira, dia 27, das 8h às 16h, em Volta Redonda. Inclusive, o prefeito da cidade, Antônio Francisco Neto, recebeu a primeira dose da vacina na campanha que aconteceu pela segunda vez no sistema drive-thru, na Ilha São João.
Prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca (Oxford)  - Reprodução
Prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca (Oxford) Reprodução
Publicidade
Além deste grupo de idosos, o município iniciou também nesta terça, a imunização para moradores da cidade acima de 18 anos com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista ou deficiência intelectual.
O início da vacinação, que estava marcado para as 8h30, foi adiantando para as 07h30 em decorrência da fila de espera. Uma das profissionais do setor da Vigilância Epidemiológica de Volta Redonda, Rilene Simone Moreira Firmiano, comentou que após o início da vacinação toda a organização fluiu dentro do esperado, com uma média de menos de 15 minutos de espera.
Publicidade
Alguns universitários dos cursos de enfermagem e odontologia de um Centro Universitário da cidade doaram seu tempo como voluntários e ajudaram na checagem de documentos e na aplicação da vacina no drive-thru.
A aluna do 5º ano de enfermagem, Amanda Solar Martins dos Reis, de 24 anos, comentou que o sentimento é de gratidão em poder ajudar na vacinação contra a covid-19.
Publicidade
“É a primeira vez que estou ajudando como voluntária no drive-thru, mas já me voluntariei na UBSF Conforto. Poder ajudar as pessoas nesse momento é importantíssimo. Ver os idosos saindo daqui com esperança em dias melhores é gratificante”, disse.
 
Publicidade
Nesta quarta-feira, dia 28, a vacinação continua para a faixa etária de 64 anos para aquelas pessoas que não possuem carro e não puderam ser vacinadas no drive-thru. A aplicação da primeira dose acontece das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF), exceto nos polos de atendimento à covid dos bairros: 249, São João, Vila Mury, Volta Grande e Siderlândia.
No ato da vacinação as pessoas com 64 anos ou mais devem apresentar um documento de identidade, ou cartão do SUS, e o comprovante de residência (nominal), obrigatoriamente.
Publicidade
Já os moradores da cidade acima de 18 anos que tenham Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista ou com deficiência intelectual devem apresentar um documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência, além de documento comprovando sua situação clínica.

Segunda dose AstraZeneca (Oxford)
As segundas doses de vacina AstraZeneca (Oxford) estão disponíveis para os vacinados com a primeira dose até 03/02/2021, a aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h, exceto nos polos de atendimento à Covid dos bairros: 249, São João, Vila Mury, Volta Grande e Siderlândia. Para as segundas doses as pessoas devem apresentar o cartão de vacinação Covid-19 e um documento de identidade ou o cartão do SUS.
Publicidade
Segunda dose CoronaVac
A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para idosos de 74 anos ocorreu normalmente nesta terça-feira, dia 27 nos dois pontos da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o estoque da vacina está acabando. As doses restantes serão destinadas nesta quarta-feira, dia 28, para os idosos acamados que estão com a segunda dose em atraso. A vacinação acontece em domicílio.
Publicidade
A SMS reafirmou que não há risco de perda dos efeitos da primeira dose. Tão logo novas remessas de CoronaVac cheguem a Volta Redonda, todo seu estoque será disponibilizado para completar as segundas doses. A previsão do Instituto Butantan que produz a vacina e do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição, é de que os municípios recebam novos estoques da CoronaVac a partir de maio.