Demandas socioambientais de Volta Redonda são apresentadas ao prefeito Neto
Demandas socioambientais de Volta Redonda são apresentadas ao prefeito NetoDivulgação/ MEP-VR
Por O Dia
Volta Redonda - Os professores Fernando Pinto e Michel Bastos, pesquisadores da equipe ambiental do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) participaram de uma reunião com o prefeito Antônio Francisco Neto, nesta manhã de sexta-feira, dia 14.
No encontro foram apresentadas várias demandas socioambientais do município, resultado de pesquisas e estudos com a comunidade realizados ao longo de dois anos pelo Movimento.
Publicidade
Também participaram da reunião, o vereador Paulinho AP e o ambientalista João Thomaz Araújo, assessor legislativo.
“A reunião foi muito positiva, apresentamos a proposta em documento para criação da Unidade de Conservação – Monumento Natural Pedreira da Voldac (Mona), e também relatório da Pesquisa socioambiental realizada junto aos moradores de Volta Redonda em março de 2021. O rico material envolveu, mais de 600 entrevistas realizadas em todos os bairros da cidade, fato que subsidiou dois seminários envolvendo especialistas e dezenas de participantes. Sobre a pesquisa, ficou sugerido que o executivo aproveite os indicadores marcados pela população para serem incorporados ao Plano Plurianual (2021-2024)”, informou o ecólogo e coordenador da equipe Ambiental do MEP, Fernando Pinto.
Publicidade
“O Prefeito inicialmente ponderou alguns pontos, depois entendeu as propostas do MEP. Contudo, avançamos em dois pontos importantes: o prefeito comprometeu-se de estudar a proposta do Projeto Pedreira e também em trinta dias ir com o MEP ao local. Outro ponto acordado será uma avaliação técnica do ‘Jardim Botânico’, da Ilha São João, pelos especialistas do MEP, pensarem estruturação e consulta à sociedade de qual melhor destinação para o local. O prefeito determinou que os projetos e dados referente ao Jardim ‘Botânico’ sejam encaminhados ao Movimento”, comentou o biólogo, responsável pela pasta de biodiversidade do MEP, Michel Bastos.
Ainda sobre o projeto Pedreira, os integrantes do MEP ressaltaram o interesse do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro - DRM em incluir a pedreira no 'Projeto de Caminhos Geológicos do Estado'. Uma equipe do DRM, já esteve em Volta Redonda neste ano para conhecer o local.
Publicidade
Durante o encontro, Neto falou da crise econômica do município, dando ênfase à necessidade de buscar aumentar a arrecadação de ICMS ecológico com projetos ambientais.
O MEP-VR já solicitou uma audiência com Câmara Municipal para também apresentar as questões.
Publicidade
“A secretaria do MEP, já solicitou diretamente ao vereador Neném, audiência, preferencialmente online para apresentar outras demandas da cidade à Câmara Municipal”, disse Fernando.