Estreante na lista de insatisfação, o Uber foi citado quase 30,2 mil vezes na plataforma. A média é de 80 clientes insatisfeitos por dia — considerando apenas os que registraram a bronca no site. A empresa respondeu a 77% das queixas, que estão relacionadas, principalmente, a estorno de valores pagos e dificuldades de cadastro.
Chama a atenção que a maioria das reclamações é recente. Do total de queixas, quase 80% —o equivalente a 23,6 mil — foram feitas entre julho e dezembro de 2016. No mesmo período, a nota que os consumidores atribuem à empresa caiu de 5,29 para 5,04. O CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, opinou que a queda na avaliação não é uma surpresa. “O serviço do Uber despencou. Tem muito carro ruim, muita gente desqualificada para dirigir. Além disso, existe uma onda de assaltos contra os motoristas. Alguns motoristas reclamam do próprio Uber no portal de queixas”, disse.
No site www.reclameaqui.com.br não é difícil confirmar o problema. Em queixa feita em dezembro, ainda com status de não solucionada, um motorista de São Paulo protesta por ter financiado um carro, por sugestão do Uber, para se associar ao aplicativo. No entanto, ele ainda não teve o cadastro como condutor ativado pela empresa. Outro, também de São Paulo, se queixa do envio de vários convites diários por SMS para se tornar motorista, sem ter solicitado.
OUTRO LADO
Em nota, o Uber disse que a média de avaliação dos motoristas no Brasil continua estável em 4.8 (de 5). Segundo a empresa, como a demanda cresce continuamente, novos motoristas entram na plataforma todos os dias, aumentando a chance de o passageiro pegar um condutor menos experiente. “Com os retornos e as notas, eles se adequam à demanda e ficam com uma média boa”, disse a empresa. Ainda segundo o aplicativo, motoristas que ficam abaixo da média de 4.6 são desligados.
NÚMEROS
30 mil
Foi a quantidade de queixas registradas pelos usuários do portal Reclame Aqui no ano passado ao aplicativo de transporte Uber, que virou alvo de críticas de usuários em todo o país. Até então, críticas ao meio de transporte eram não eram comuns.