Por luana.benedito

Rio - Você sabia que a suspensão, quando regulada, proporciona segurança, estabilidade, conforto e ainda preserva a vida útil dos componentes? E que a manutenção das molas é tão importante quanto o abastecimento? Essas são apenas duas das dúvidas esclarecidas pela segunda e última reportagem da série ‘Pé na estrada’, publicada desde a semana passada pelo AUTOMANIA, que trata da importância da manutenção de veículos para quem pretende viajar no feriado de Carnaval.

A suspensão%2C quando regulada%2C proporciona segurança%2C estabilidade%2C conforto e ainda preserva a vida útil dos componentesDivulgação

Quando a suspensão está em estado irregular, além de poder gerar problemas em cadeia, pode comprometer a segurança do automóvel e colocar os passageiros em risco. O esclarecimento foi feito pela Rodacar Pneus, centro automotivo especializado em amortecedores completos, suspensão, pastilha de freio, geometria do carro (alinhamento, cambagem e caster), desempenho do aro e molas.

A empresa lembra que a revisão do carro é importante para evitar imprevistos no meio da estrada e até acidentes que podem ocorrer pelo péssimo estado de uma peça. Abaixo, cada um dos componentes tratados pela Rodacar terão seu funcionamento explicado e como é feita a manutenção. Confira!


SUSPENSÃO

É o conjunto de componentes que liga as rodas ao chassi. Entre os elementos, os amortecedores são os mais importantes, pois amortecem as vibrações do chassi e das rodas, mantendo um contato permanente entre elas e a estrada. Eles têm outra característica importante: a de resistência à velocidade. Quanto mais rápido for o movimento, maior será a absorção. E, consequentemente, maior conforto, comodidade e aderência ao piso da estrada. Os amortecedores agem diretamente na segurança e conforto dos passageiros durante a condução do veículo, além de permitir estabilidade.

MOLAS

Para manter o automóvel seguro e em bom estado, o proprietário precisa estar sempre atento aos itens principais da suspensão. Já falamos dos amortecedores. Agora, é a vez das molas. Elas são tão importantes quanto a necessidade de abastecer o carro. O hodômetro é o marcador que indica quando é necessário realizar manutenção. A cada 20 mil quilômetros, todo o sistema de suspensão precisa passar por uma revisão periódica. Quando o contador atingir os 40 mil quilômetros, os itens precisam ser trocados — recomendação dada pelos fabricantes.

Na manutenção, é fundamental verificar se há vazamentos ou se as hastes e borrachas estão limpas. No caso de amortecedores e molas desgastadas, é preciso substituir os itens. Muitos motoristas, no entanto, dão importância somente aos amortecedores e se esquecem das molas. Eis, então, a orientação: o ideal é substituir esses dois itens sempre que necessário, pois um depende do outro para funcionar de maneira correta.

FREIO

A pastilha é o principal componente de um sistema de freio a disco, utilizado em automóveis, bicicletas e até sistemas industriais. Ela atua, basicamente, através da fricção contra o aço que integra disco de freio, ambos em contato giratório produzem a diminuição do giro das rodas.

Você pode gostar