Por lucas.cardoso

Rio - Os seguros de automóveis estão mais caros no Rio, devido ao aumento significativo do número de sinistros. O valor das apólices triplicou nos últimos cinco anos, segundo análise da Bidu Corretora. Aliás, os valores no Rio são os mais caros do Brasil.Isso também reflete o aumento da violência.

Em janeiro deste ano, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que 4.207 carros foram roubados no estado do Rio, média de um roubo a cada 11 minutos. Esse número indica um aumento de 25,3% em relação a janeiro do ano passado — um crescimento de 849 casos.

As áreas onde os crimes se acentuam são os municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, na Baixada; além de diversos bairros na Zona Norte do Rio, numa região que vai da Pavuna a Vicente de Carvalho.

Chevrolet Onix%2C na foto%2C encabeça lista dos mais vendidos da Fenabrave no mês passado. Seguro custa R%241.917%2C70 na tabela da Bidu CorretoraDivulgação

Como o consumidor deve proceder então? Segundo César Braga, especialista deste mercado, é buscar produtos mais específicos. “O consumidor tem que buscar alternativas de mercado, como os microsseguros e seguros populares”, recomenda.

CÁLCULO DO SEGURO

O preço do seguro é calculado após o consumidor responder ao questionário de avaliação do risco. Esse processo é compreendido por uma série de perguntas que a seguradora faz para definir o perfil do segurado e então poder estimar o risco que ela irá assumir.

Pode haver descontos ou aumento do valor do prêmio, de acordo com as respostas fornecidas pelo segurado. Entre as perguntas mais comuns, estão idade do principal motorista do veículo, tempo de habilitação, sexo, região que o veículo circula, se possui garagem ou estacionamento fechado para guardar o carro, tipo de utilização (profissional, locomoção diária ou lazer), se possui dispositivos de Segurança ( rastreadores via satélite, bloqueadores), entre outros questionamentos.

O estudo da Bidu Corretora aponta, ainda, o valor do seguro dos dez carros mais vendidos no último mês, segundo a Fenabrave (veja tabela), aqui no Rio. No exemplo, foi utilizado o perfil de um homem, de 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho e que está contratando seguro pela primeira vez.

DÚVIDAS

Toda informação sobre seguros automotivos pode ser consultada no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro. Na página, por exemplo, podem ser verificadas quantas são as modalidades de seguro, garantias oferecidas, cálculo do prêmio, procedimentos no caso de sinistro, entre outras informações fundamentais. É possível conferir também as condições de operação dos microsseguros e seguro popular.

Um guia de orientação e defesa do consumidor está disponível no portal para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir dentro do segmento de seguros em geral. O endereço eletrônico é susep.gov.br.

Você pode gostar