Por lucas.cardoso

Rio - A plataforma Easy Carros, que conecta donos de veículos a profissionais de serviços automotivos em todo o país, enumera os principais cuidados exigidos para manter o automóvel em dia e em bom funcionamento.

A primeira dica passada aos leitores é sobre o período que o motorista deve esperar até fazer a revisão do veículo na concessionária. Isso deve ocorrer a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados (o que vier primeiro). O serviço vai analisar todos os sistemas do veículo: o motor, a embreagem, os freios, o câmbio, a suspensão, os fios e os cabos elétricos, a bateria, os pneus, o ar-condicionado, além de apertar todos os parafusos e lubrificar diversas peças, entre outros itens.

Especialistas recomendam: os óleos diversos do automóvel não devem ser completados, pois essa medida não retira as borras que podem danificar as partes móveis do motor, por exemplo. Portanto, faça a troca regularReprodução Internet

O motorista também tem um papel a cumprir na convivência com o veículo. Em paralelo à revisão, o carro ainda precisa receber cuidados específicos em períodos que variam de acordo com a forma como é utilizado pelo condutor. Como exemplo dessas tarefas, temos a lavagem interna e externa, a limpeza do ar-condicionado e do motor, por exemplo.

A limpeza do ar-condicionado deve ser feita, em média, a cada três meses. O serviço, que dura cerca de uma hora, compreende na higienização do ar condicionado, no qual utiliza-se um produto especial para a higienização do sistema de circulação de ar, que age diretamente contra o mau cheiro e protege contra fungos, bactérias e ácaros. Para quem é fumante, transporta crianças com frequência, animais de estimação ou tem algum tipo de alergia, o intervalo para a execução desse serviço deve ser ainda menor.

DUAS VEZES POR ANO

Com o motor, convém fazer uma limpeza duas vezes por ano. No processo, são limpas todas as partes da unidade (reservatórios, tampas de reservatórios, mangueiras, borrachas e parte interna do capô) com pincéis de cerdas macias, panos de microfibra e escova multiuso.

No propulsor, também deve ser feita a troca do seu lubrificante: o veículo é suspenso em um elevador para que o profissional extraia o óleo queimado através do parafuso do cárter. Na ocasião, é trocado o filtro do componente, evitando que impurezas venham a contaminar a nova substância inserida. A periodicidade varia de acordo com o carro. Em média, é feita a cada oito mil quilômetros — ou a cada quatro meses.

LIMPEZA COM CERA

Lavar o carro é um procedimento que dispõe de diversas alternativas. Por fora, há uma maneira a seco, que economiza água, com o uso de apenas 300 ml. A Easy Carros recomenda a limpeza com cera de carnaúba, que protege a pintura e faz com que a lavagem dure até duas vezes mais do que uma lavagem convencional.
Além disso, a cera aplicada no carro cria uma camada de proteção entre a sujeira e a pintura do veículo. Isso remove qualquer chance de riscar ou danificar a pintura quando o pano de microfibra é passado para limpar o carro.

EM QUALQUER LOCAL

Por ser a seco, pode ser feita em qualquer local. O ideal é fazer uma vez por semana. Pela área interna do carro, a aspiração é feita nas suas principais partes. Também devem ser limpos os vidros, painel e na parte interna das portas (cantos e partes de plástico), com um pano de microfibra e produto multiuso que limpa sem deixar grudento. A aspiração é feita nos bancos, carpete e porta-malas. Também é recomendada que a limpeza seja feita duas vezes por mês.

SERVIÇOS À DISPOSIÇÃO

A Easy Carros indica, na sua interface, profissionais que oferecem todos estes serviços, disponíveis a preços tabelados de acordo com o tamanho do automóvel, cuja execução será realizada no local definido pelo cliente, sem tirar o carro da própria vaga. O pagamento pode ser online, via cartão de crédito. 

Você pode gostar