Por nadedja.calado
Modelo custa R%24241.900Divulgação

Rio - O Mercedes-Benz Classe C está com uma nova versão para ocupar o posto de topo de linha no mercado brasileiro, a C 300 Sport. Aqui, o motor que equipa o sedã é um 2.0 turbo com injeção direta, que despeja 245 cv de potência e 37,72 kgfm de torque. Mas a maior das novidades é a transmissão: automática sequencial de nove velocidades, que passa a integrar todo o catálogo do modelo. Custa R$ 241.900.

No C 300 Sport, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 5,9 segundos e a velocidade máxima atingida é de 250 km/h, limitada por gerenciador eletrônico. A nova transmissão, batizada de 9G-TRONIC, possui um conversor de torque hidrodinâmico e sua concepção permite uma redução no consumo de combustível de até 4,5% (dependendo das condições de uso e modo de dirigir), segundo a fabricante alemã

Modelo vai de 0 a 100km/h em 5%2C9 segDivulgação

Ainda na dirigibilidade, o motorista pode optar por três programações de direção (Comfort, Sport e Sport+), que permitem pré-selecionar as características das trocas de marchas ou ainda realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando em modo esportivo, o câmbio pode saltar marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo.

Ele vai até 250 km/hDivulgação

No sistema de suspensão, ajustes para proporcionar um perfil mais esportivo, com reações mais ágeis e diretas. Na frente, age um eixo com quatro braços e atrás atua um modelo independente, com cinco braços.

Para defender seu título do esportivo, tal versão do sedã premium recebeu os devidos equipamentos. Visualmente, ele é adornado com o pacote ‘AMG Line’ e o ‘Night’, que dá a retrovisores, frisos de para-choques e grade frontal acabamento em preto. As rodas são AMG de 18 polegadas de cinco raios e fundo em preto brilhante.

As rodas são AMG de 18 polegadas de cinco raios e fundo em preto brilhante.Divulgação

O toque de classe fica para um comando chamado de ‘Dynamic Select’: ele permite selecionar o som predominante no habitáculo, entre a prioridade para a música em meio ao ambiente urbano ou o ronco do motor de 245 cv durante uma pegada esportiva.

O Mercedes-Benz C 300 Sport dispõe de equipamentos como faróis full LED, ajustes eletrônicos de banco com memória para motorista e passageiro, função liga/desliga do motor para paradas breves, além de assistências eletrônicas diversas: controle de estabilidade com atenção especial para curvas, por meio do reconhecimento da necessidade de equilíbrio de forças nas rodas, distribuindo a tração via diferencial para as rodas de fora; auxílio para ventos transversais, que detecta golpes de vento súbitos e fortes que poderiam influenciar na trajetória do veículo e ajuda a evitar que ele seja empurrado para os lados, aplicando de forma seletiva os freios nas rodas do lado em que há ação do vento sem perder velocidade, recurso que também atua ao cruzar pontes altas ou na ultrapassagem de veículos mais pesados; o detector de fadiga, que utiliza mais de 40 parâmetros de reconhecimento e detecta quando o motorista demonstra sinais de fadiga ao volante, alertando-o por meio de sinais sonoros e visuais, além de sugerir uma pausa para descanso.

Ele é produzido no Brasil desde março de 2016Divulgação

Para auxiliar na frenagem, há o pré-carregamento dos freios, que ao tirar o pé do acelerador repentinamente, o condutor pode contar com a ação que mantém as pastilhas dos freios automaticamente em contato com o disco, de modo que a distância de frenagem seja diminuída. Há também sistema de secagem dos freios, que em condições de pista molhada diminui a umidade dos discos de freio em intervalos regulares. Assim, a potência de frenagem fica disponível.

Ele é lider de vendas da marcaDivulgação

MERCADO

O Mercedes-Benz Classe C é produzido no Brasil desde março do ano passado, na fábrica de Iracemápolis, interior de São Paulo. O sedã é líder em vendas dentro do seu segmento no país, sedãs premium, e também o mais vendido da marca aqui. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidas 915 unidades do Classe C no mercado brasileiro.

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