Automania

Em meio ao feriado, especialistas preparam dicas de cuidados para a estrada

Evite acidentes e roubos durante a viagem

Especialistas dão dicas para o cuidado na estrada Divulgação

Rio - Viajar de carro normalmente é uma boa experiência, seja pelas paisagens do caminho ou pelos momentos produzidos. Uma história para viver com a família ou os amigos, a bordo de um bom veículo. Para quem pretende pegar a estrada neste fim de semana, é importante estar atento a algumas orientações importantes, para evitar que a viagem de em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi vire motivo de transtornos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América. Mais um motivo de preocupação para os motoristas brasileiros. Leandro Ferraz, gerente de Negócios Frota da ValeCard, enumera cinco dicas importantes de serem seguidas. A primeira delas é a revisão do veículo. “É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação”, recomenda.

É importante evitar viagens de madrugada, por exemplo Divulgação

Outra orientação é quanto à importância de se alimentar bem. “Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse”, orienta o especialista.

Ele também reforça a importância do uso de cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo. Para Ferraz, sempre é bom enfatizar a importância de respeitar os limites de velocidade e dirigir com segurança. “Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter três segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidente”, reforça.

Confira as dicas dos especialistas e evite acidentes Divulgação

A BR Insurance, uma das maiores corretoras brasileiras multiprodutos, orienta os motoristas que evitem o uso de celular. “Usar celular para falar ou enviar mensagens enquanto dirige é extremamente perigoso e dobra o risco de acidentes. Para evitar problemas graves, o condutor deve manter sempre o foco na estrada e não dispersar a atenção com dispositivos móveis”, reforça a empresa, que também preparou uma série de recomendações aos motoristas. A BR Insurance também diz aos motoristas que evitem trafegar pelo acostamento.

ROUBOS EM ESTRADAS

O especialista em segurança do Grupo GR, Marcos Roberto Araújo lembra que bandidos aproveitam o engarrafamento em viagens durante os feriados para fazer arrastões e roubar motoristas. Por isso, reforça a importância do motorista consultar o fluxo de veículos antes de pegar a estrada. Mas e se precisar parar, como o motorista deve agir para minimizar os riscos de assalto?

Marcos Roberto responde: “Ao parar, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência”, recomenda.

Também é importante evitar viagens durante a madrugada, segundo o especialista. Mas ele também enumera outras dicas, para evitar transtornos. “Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado”, diz.

Caso desconfie de um possível roubo após uma colisão leve traseira, a orientação é que o motorista procure um lugar mais movimentado ou procure alguma viatura policial. “Não pare para discutir ‘fechadas’ ou ‘batidinhas’. É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar”, alerta.

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie