Por gabriela.mattos

Brasília - O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse, nesta sexta-feira, que os brasileiros devem se mobilizar para pedir a renúncia imediata do presidente Michel Temer.

"Não há outra saída: os brasileiros devem se mobilizar, ir para as ruas e reivindicar com força: a renúncia imediata de Michel Temer", escreveu Barbosa em seu Twitter.

Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa escreveu mensagem contra o presidente Michel TemerDivulgação / STF

"Isoladamente, a notícia extraída de um inquérito criminal e veiculada há poucas semanas, de que o sr. Michel Temer usou o Palácio do Jaburu para pedir propina a um empresário seria um motivo forte o bastante para se desencadear um clamor pela sua renúncia", continuou.

O ex-ministro do Supremo chama de "estarrecedoras" as delações do empresário Joesley Batista, da JBS, envolvendo o presidente. "São fatos gravíssimos", avaliou Barbosa.

Manifestantes protestam em várias cidades e pedem saída de Temer

Em várias capitais, manifestantes protestaram na noite desta quinta-feira contra a corrupção, pedem a saída do presidente Michel Temer e novas eleições diretas. Os atos ocorreram após a divulgação pelo jornal O Globo de reportagem sobre a delação premiada do empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS.

De acordo com o jornal, em um encontro com o empresário, Temer teria dito que Joesley continuasse a pagar uma espécie de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha, preso na Lava Jato, para que permanecesse em silêncio. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou a delação de Batista e liberou parte do áudio da conversa entre ele e Temer.

Em pronunciamento nesta tarde, o presidente Michel Temer disse que não renunciará e que não comprou o silêncio de ninguém.

?Com informações do Estadão Conteúdo e da Agência Brasil

Você pode gostar