Por rodrigo.sampaio

Brasília - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a "Operação Lavat", destinada a desarticular organização criminosa investigada na "Operação Manus", que continuou praticando crimes de lavagem de dinheiro. A PF faz buscas na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. Até o momento, três pessoas foram presas e duas foram encaminhadas para prestar depoimento. 

PF faz buscas na sede do Ministério do TurismoReprodução TV Globo

Segundo a PF, além de Brasília, cerca de 110 policiais federais cumprem 27 mandados judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva nas cidades de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José do Mipibu e Angicos, todas no Rio Grande de Norte. 

Durante a análise do material apreendido da Manus, "foram identificadas fortes evidências quanto à atuação de outras pessoas pertencentes a organização criminosa, que continuou praticando crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de valores para o chefe do grupo". Em junho, a operação prendeu o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

"Foi identificado também esquema criminoso que fraudava licitações em diversos municípios do Estado visando obter contratos públicos, que somados alcançam cerca de R$ 5,5 milhões para alimentar a campanha ao governo do Estado de 2014", diz a PF.

'Operação Lavat'

O nome da operação ainda é referência ao provérbio latino "Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat", cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.

Você pode gostar