Por rodrigo.sampaio

Rio Grande do Sul - O bailarino Igor Cavalcante Medina, bailarino da Companhia Municipal de Dança da cidade de Caxias do Sul, no interior do Rio grande do Sul, foi preso no último sábado após ter sua performance artística confundida com um surto psicótico. Ele foi conduzido até a ala psiquiátrica de um Pronto-Atendimento 24h da região, conhecido como Postão.

Artista foi levado à força para unidade de pronto-atendimentoReprodução Twitter

O artista participava do evento 8º Caxias em Movimento, organizado pela Prefeitura da cidade. Apresentava a performance "Fim", ao ar livre, na Praça João Pessoa, quando foi abordado por três guardas municipais e dois socorristas do Samu.

Apesar de ser uma performance autorizada por escrito pela Prefeitura, Igor foi levado à força e amarrado em uma maca, na qual foi sedado no percurso até o Postão. A abordagem aconteceu por volta das 11h30 e o bailarino só foi liberado às 19h, quando a médica psiquiatra emitiu um laudo afirmando que Igor estava lúcido e consciente.

A Companhia, que estreou em 1998, nunca viveu uma situação semelhante. A performance abordava questões de violência e exclusão social, associadas ao extermínio de pobres e negros, conforme informações que constam do seu material de comunicação: "O trabalho aborda a violência e põe o corpo em evidência para trazer à tona as diversas formas de brutalidade do cotidiano, sejam elas físicas ou psicológicas. Os corpos vão sendo envenenados até a total desumanização. Será que já não somos nada mais além de um mero pedaço de carne incapaz de sentir, incapaz de resistir, incapaz de se rebelar?"

Igor vestia o figurino da performance (fios de arame em volta do corpo e um short curto) e declamava um poema na praça no momento da abordagem. Estava sozinho. O bailarino, em choque, decidiu se afastar brevemente de Caxias do Sul, mas nesta segunda-feira, voltou aos ensaios na sede da Companhia.

A prefeitura da cidade gaúcha se posicionou nesta segunda-feira, por meio de uma nota oficial: "A prefeitura de Caxias do Sul informa que está apurando as informações sobre a abordagem ao bailarino da Cia. Municipal de Dança, realizada pela Guarda Municipal. A partir desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social começará a ouvir os relatos dos envolvidos para esclarecer a situação e dar os encaminhamentos necessários. Logo os fatos sejam esclarecidos, a prefeitura voltará a se manifestar oficialmente sobre o caso".

Você pode gostar