Por thiago.antunes

Rio - Aposentados e pensionistas do INSS já podem pegar empréstimo consignado nos bancos conveniados à Previdência Social com taxas menores. Portaria do instituto (536/2017) publicada ontem no Diário Oficial da União autorizou a redução do teto das taxas de empréstimo com desconto em folha para segurados.

O limite de juros caiu de 2,34% ao mês para 2,14% ao mês. O corte também valerá para operações em cartão de crédito. Nesse caso, as taxas de juros passaram para 3,06% ao mês.

Segundo o governo, a medida permitirá a migração de dívidas mais caras, como as de cartão de crédito, por exemplo, para uma modalidade mais barata e até mesmo estimular novas concessões de empréstimos.

No site da Previdência existe uma tabela que informa os juros que cada banco pode cobrar no consignado, mas ela ainda está desatualizada. Ao entrar na página www.previdencia.gov.br o segurado deve clicar no ícone “Todos os serviços”. Nele, é preciso acessar logo abaixo de “Todos os serviços ao cidadão”, o link “Empréstimo consignado”.

Outra página abrirá e dentro do texto, grifado em azul, o segurado pode clicar em “lista de instituições financeiras conveniadas”. Vai surgir uma planilha com o nome de todos os bancos que oferecem empréstimo com desconto em folha e as taxas de juros.

Você pode gostar