Por thiago.antunes

Rio - Na Semana Santa e na Páscoa, comemorada no próximo domingo, os consumidores costumam ter em sua lista de compras pescados variados e chocolates. E para evitar problemas o Procon Estadual alerta para alguns cuidados na hora de escolher os produtos típicos.

Para comprar de ovos de Páscoa, por exemplo, o cliente deve ficar atento ao peso, datas de fabricação, validade e ao estado da embalagem, observando se ela não apresenta alguma violação. Já os ovos que têm brindes de brinquedos precisam ter o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária para a criança.

Quanto ao bacalhau, o consumidor deve ter precaução sobre a validade e a origem, especialmente sobre que tipo de peixe está comprando. Alguns são bacalhaus e podem usar essa denominação, embora outros devem ser classificados como peixe tipo bacalhau. Além disso, é importante observar se o produto está embalado ou em ambiente coberto ou protegido de insetos e da manipulação direta por parte do comprador.

O bacalhau ou peixe tipo bacalhau também devem estar em ambiente refrigerado, se for essa a recomendação do fornecedor. O produto deve apresentar coloração uniforme, sem manchas.

Caso o consumidor tenha dúvidas ou suspeite de irregularidades, pode entrar em contato com o Procon-RJ nos canais de atendimento: Disque Procon (151), Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) e pelo aplicativo Meu Procon-RJ.

Você pode gostar