Por thiago.antunes

Rio - Com a aproximação do fim do mês e a chegada de dezembro, a expectativa com o pagamento do 13º salário é cada vez maior para milhares de servidores. Na próxima sexta-feira, vai ser depositada a segunda parcela para 1.272.226 funcionários da União. servidores da União. Segundo o Ministério do Planejamento, vão receber 634.904 servidores ativos do Executivo Federal, 396.903 aposentados, e 240.419 pensionistas.

A primeira parcela de 50% do salário foi paga em julho. Vale lembrar que nesta segunda parcela incidem descontos da Previdência e do Imposto de Renda (IR) na fonte. Na semana passada, a Prefeitura do Rio pagou a primeira parte do abono de Natal para 170 mil funcionários da Administração Direta, entre ativos, inativos e pensionistas, e para os 30 mil da Administrção Indireta. Ao todo foram depositados R$698 milhões.

Em outras cidades próximas, o funcionalismo também pode comemorar. Na Baixada Fluminense, cinco municípios já confirmaram o pagamento para todo os funcionários até o fim de dezembro. As prefeituras de Nova Iguaçu e Nilópolis pretendem depositar integralmente o abono no dia 20. Ambas também já quitaram o 13º atrasado de 2016. Situação parecida ocorre também com os municípios de Queimados e Japeri.

Já Mesquita, que quitou os salários atrasados deixados pela gestão anterior em fevereiro, pagou a primeira parcela de 2017 em julho. "A segunda parcela será paga na segunda quinzena de dezembro", afirmou o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.

No entanto, os servidores de Paracambi, Magé, Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti não tiveram a mesma sorte, e pode ser que tenham que esperar um tempinho. Apesar de já ter creditado 40% do abono em julho, a prefeitura de Paracambi ainda não sabe quando vai depositar a segunda parcela. Já Belford Roxo vai pagar, nesta sexta-feira, a primeira parcela para 1.200 aposentados e pensionistas.

A segunda parcela será creditada um pouco antes do Natal, no dia 20. Porém, os servidores da ativa ainda continuam sem data. A prefeitura de Magé também ainda não sabe quando vai efetuar o pagamento do 13º salário.

Sem definição

Assim como as cidades vizinhas da Baixada Fluminense, a prefeitura de São João de Meriti também herdou dívidas da gestão anterior e enfrentou dificuldades para sair do vermelho. No entanto, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento conseguiu quitar o abono natalino de 2016 integralmente para o funcionalismo municipal. Mas, apesar da expectativa de efetuar o pagamento do 13º de 2017 ainda este ano, ainda não foi definido o calendário de pagamento do abono natalino para os servidores municipais.

Mas o estado...

Na semana passada, a Prefeitura do Rio pagou a primeira parte do abono de Natal para 170 mil funcionários da Administração Direta, entre ativos, inativos e pensionistas, e para os 30 mil da Administração Indireta. Ao todo foram depositados R$ 698 milhões.

Segundo a prefeitura, a segunda parcela será depositado em dezembro. Por lei, o pagamento deve ser efetuado até o dia 20 do mês que vem. Para os servidores do estado, no entanto, o cenário é de total indefinição, tanto para o crédito do décimo terceiro do ano passado quanto para o abono de 2017.

Você pode gostar