Por thiago.antunes

Rio - O estado do Rio perdeu mais de 55 mil postos de trabalho este ano. É o maior déficit registrado entre todos os estados do país,segundo dados do Cadastro Geral de Empregadose Desempregados (Caged). Diante desse cenário, o trabalhador tem mais uma ferramenta para auxiliá-lo na busca por emprego: o aplicativo SineFácil, lançado no fim de maio pelo Ministério do Trabalho.

“É mais uma alternativa para quem está desempregado. A partir de filtros de busca, o trabalhador pode encontrar vagas que se encaixam em seu perfil”, explica Helton Yomura, superintendente do Ministério do Trabalho no Rio.

O aplicativo foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Até o momento, 10 mil usuários fizeram o download gratuito do app, que cruza informações do currículo com características das vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Ao acessar o menu ‘Consultar vagas de emprego’, o usuário encontrará só oportunidades adequadas às suas características profissionais. “Desenvolvemos o aplicativo para que esse cruzamento seja o mais perfeito possível. Para tanto, é necessário que o trabalhador cadastre seu currículo em algum posto do Sine”, diz Flávio Sampaio, analista de TI da Dataprev.

Ao encontrar a oportunidade e clicar no botão ‘Eu quero essa vaga’, aparece para o usuário uma lista com dias e horários para a entrevista. As informações vão estar na seção ‘Entrevistas de emprego agendadas’.

“Antes, o trabalhador deveria ir a um posto do Sine periodicamente para saber se havia vaga. Com o aplicativo, a consulta pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar do Brasil, sem sair de casa”, enfatiza Flávio Sampaio. Pelo Sine Fácil, o usuário também pode acompanhar a situação do seguro-desemprego.

Segundo o Ministério do Trabalho, são feitos 1.262 atendimentos por dia relativos ao benefício no estado do Rio. Via aplicativo, os usuários passam a ser notificados a cada movimentação. Sampaio explica:“É como acontece com o WhatsApp. O celular vai vibrar quando uma parcela for paga, porexemplo”.No menu ‘Contratos de Trabalho’, o usuário tem acesso a todo o seu histórico profissional.

Serviço

- Download

Acesse a loja de aplicativos do seu celular e baixe o Sine Fácil gratuitamente. Para acessar todas as suas funcionalidades,é necessário obter um QR Code.Por enquanto,o app só está disponível para o sistema Android.Em breve,para iOS.

- QR Code

Trata-se de um código 2D que,ao ser escaneado a partir da câmera do celular, permite acesso a determinado conteúdo. Apont e a câmera para decodificá-lo. O QR Code pode ser obtido de três formas. Uma delas se refere ao seguro-desemprego. Todo requerimento emitido pelo empregado contém oQR Code para acesso aoa plicativo.

- Pelo Portal

Após cadastro no Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br),o trabalhador deve acessar o menu ‘Entre’ para criar senha de acesso.Feito o login,verá aopção ‘GerarQR Code’.

- Postos do Sine

O trabalhador também pode obter o QR Code a partir de solicitação nos postos do Sine. Para localizar o posto mais próximo de sua casa, ligue 158.

Você pode gostar