Por nicolas.satriano

Rio - Na tarde desta quarta-feira, o senador petista Lindberg Farias, ex-candidato ao governo do Rio de Janeiro e o presidente do Partido dos Trabalhadores no Rio, prefeito de Maricá, Washington Quaquá, declaram apoio à candidatura de Marcelo Crivella para o Palácio Guanabara, em ato realizado na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Como destacado pelo Informe do DIA ?nesta terça-feira, na dúvida entre ficar com Pezão ou Marcelo Crivella no segundo turno das eleições, o PT-RJ optou por uma posição conciliatória e anunciou neutralidade. A solução teve o como objetivo preservar o apoio dos candidatos do PMDB e do PRB à reeleição de Dilma Rousseff.

Lindberg oficializa apoio a Crivella no 2º turnoFernando Souza / Agência O Dia

A proposta foi articulada também nesta terça em reunião, em Brasília, entre Rui Falcão, presidente nacional do PT; Washington Quaquá, presidente do partido no Estado do Rio; e o senador Lindberg Farias, candidato derrotado ao governo. A direção nacional tentava impedir o apoio a Crivella defendido por Quaquá e Lindberg. Outros petistas, como o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, já haviam anunciado que ficariam com Pezão.

Durante o encontro desta terça-feira, o senador criticou o apoio de Pezão à candidatura da presidenta Dilma. Crivella afirmou que somente ele apoia honestamente a candidatura do PT.  "Nossa presidenta precisa de um palanque honesto no Rio, não de um palanque anfíbio, duas caras, e hermafrodita", fazendo referência ao movimento Aezão formado por peemedebistas em apoio ao candidato tucano. 

Lindberg Farias, por sua vez, disse acreditar que a militância petista vai participar da camapnha de Crivella. "Já houve voto útil no primeiro trno porque minha candidatura não decolou. Por isso, a militância do PT vai com tudo apoiar o Crivella", disse Farias.

Entenda: Pezão busca Lindberg para 2º turno e resposta do petista fica em aberto

Saiba: Pezão confirma nesta quarta-feira novas alianças com ex-rivais

Encontro na Associação de Comércio do Rio selou apoioFernando Souza / Agência O Dia

PT rachado

Depois de liberdade concedida pelo Partido dos Trabalhadores, Tarciso Pessoa, um dos fundadores do PT e prefeito há seis anos de Paracambi, município da Baixada Fluminense, é amigo antigo do candidato Luiz Fernando Pezão (PMDB), adversário de Crivella, e apoia a reeleição do governador.

Em entrevista para o DIA, o prefeito disse que Pezão é um "político que pensa no interior do estado". 

Ex candidato, Garotinho oficializa apoio a Crivella na quinta-feira

Depois de anunciar, nesta terça-feira, em sua casa e reduto eleitoral, Campos dos Goytacazes, que iria apoiar a candidatura de Crivella, Anthony Garotinho, deputado federal e presidente do PR no Rio, irá formalizar o apoio ao senador do PRB em evento nesta quinta-feira, às 14h, no clube Vila da Feira, na Rua Haddock Lobo, na Tijuca.

Leia: 'Ajude a liberar o Rio desse grupo', diz Garotinho ao anunciar apoio a Crivella

Você pode gostar