Por pedro.logato

Rio Grande do Sul - Guto Ferreira foi confirmado oficialmente nesta terça-feira como novo técnico do Internacional. O clube gaúcho entrou em acordo com o treinador e aceitou pagar ao Bahia a multa de rescisão contratual para poder contar com o comandante na continuidade da Série B do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, na qual a equipe enfrenta o Palmeiras, nesta quarta, em casa, no duelo de volta das oitavas de final.

O técnico foi contratado junto com os auxiliares André Luís e Alexandre Faganello, além do preparador físico Juninho, e firmou contrato para dirigir o Inter até o final deste ano. Ao oficializar a contratação, o clube de Porto Alegre também revelou que o acordo já prevê a renovação do compromisso por mais um ano. Ele será oficialmente apresentado na quinta-feira, no Beira-Rio.

Guto Ferreira acertou com o InternacionalDivulgação

O novo comandante chegará para substituir Antônio Carlos Zago, demitido no último domingo, um dia depois de a equipe ter sido derrotada pelo Paysandu por 1 a 0, em Belém, na última rodada da Série B do Brasileiro.

Antes de o Inter oficializar a contratação de Guto Ferreira, o Bahia divulgou nota em seu site nesta terça para confirmar que estava apenas aguardando o pagamento da multa contratual do treinador para liberá-lo ao clube gaúcho, depois de o profissional ter aceitado a proposta colorada.

O Bahia ocupa hoje a 13ª posição do Campeonato Brasileiro e faturou na semana passada o título da Copa do Nordeste, na qual ficou com a taça ao superar o Sport na decisão. A conquista deu ainda mais projeção ao comandante, que já é um velho conhecido do próprio Inter.

Ao oficializar Guto Ferreira, o clube de Porto Alegre lembrou que o treinador já trabalhou por duas vezes para o time. Primeiro nas categorias de base da equipe, na qual chegou em 1997 e no ano seguinte conquistou a Copa São Paulo de Juniores. Quatro anos depois, ele assumiu o comando do time principal em 2002, quando ganhou o Campeonato Gaúcho.

Em seguida, o treinador passou pelo Noroeste em 2003, por dois clubes portugueses (Penafiel e Naval) e pelo Corinthians-AL, time que deixou em 2005 para voltar ao Inter para a sua segunda passagem pela equipe colorada. Desta vez, porém, ele retornou como coordenador das categorias de base, antes de passar a integrar a comissão técnica da equipe principal a partir de 2008

Na época, desempenhou as funções de auxiliar técnico e observador em um período em que Tite, Mário Sérgio e Celso Roth estiveram à frente da equipe da gaúcha. Na comissão da conquista da Copa Libertadores de 2010, por sua vez, Guto atuou como observador dos adversários da equipe colorada na competição.

Após perder Guto Ferreira, o Bahia confirmou nesta terça que o time será dirigido interinamente pelo auxiliar Preto Casagrande no treino desta quarta.

Você pode gostar