Por caio.belandi

Japão - O tenista brasileiro Guilherme Clezar foi punido pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), neste sábado. Defendendo o Brasil na Copa Davis, o número 244 do mundo foi multado cerca de R$ 4,6 mil por fazer gesto considerado discriminatório em jogo disputado em Osaka, na sexta-feira.

Durante o jogo contra Yuichi Sugita, na abertura da série melhor de cinco jogos contra o Japão, o brasileiro esticou os olhos com os dedos como forma de criticar a marcação errada de um juiz de linha. A bola havia atingido a linha na jogada, como confirmou o desafio eletrônico, mas o árbitro marcara bola fora.

Guilherme Clezar fez um gesto considerado ofensivo aos asiáticosReprodução/Sportv

O gesto de Clezar é visto como discriminatório às nações asiáticas. E foi considerado pela ITF como "conduta antidesportiva". A punição foi feita com base em vídeo que foi analisado pela entidade. A federação cobrou a multa e um pedido público de desculpas ao brasileiro. "A ITF condena toda forma de comportamento ofensivo", disse a entidade, ao anunciar a punição

A cena de Clezar esticando os olhos com os dedos viralizou nas redes sociais ao longo da sexta-feira no Brasil e o tenista foi alvo de muitas críticas. Neste sábado, o tenista se disse surpreendido com a repercussão do gesto e pediu desculpas em seu perfil no Instagram. "Ao acordar aqui no Japão, tomei conhecimento de que o gesto que fiz no jogo de ontem (sexta-feira) foi interpretado de forma equivocada. Quero aqui ressaltar que nunca, jamais tive a menor intenção de ser agressivo, racista, preconceituoso ou qualquer coisa do tipo como povo asiático", escreveu.

Clezar disse que não teve intenção de agredir, mas pediu desculpas. "Mesmo não tendo intenção preconceituosa, reconheço que o gesto feito não condiz com atitudes de respeito, zelo, solidariedade, emoção e tantas outras coisas que o esporte transmite para nós. Por isso venho expressar meu arrependimento e pedir minhas mais sinceras desculpas", disse .

Clezar, de 24 anos, foi convocado de última hora para compor o time brasileiro neste confronto dos playoffs da Copa Davis. Atual número 5 do Brasil, ele substituiu Thomaz Bellucci, vetado por problema físico. O capitão João Zwetsch chegou a chamar Rogério Dutra Silva, atual número 1 do País, mas o tenista descartou a sua participação por ter sido preterido na primeira convocação. Além de Clezar, o Brasil conta com Thiago Monteiro nos jogos de simples.

Na abertura do duelo, os dois foram derrotados pelos adversários japoneses. Neste sábado, o Brasil faria o duelo de duplas, mas a partida foi adiada por causa da forte chuva. O jogo foi adiado para a manhã de domingo (noite deste sábado, pelo horário de Brasília). Marcelo Melo e Bruno Soares são os favoritos contra Ben McLachlan e Yasutaka Uchiyama.

Você pode gostar