Por jessyca.damaso

Rio - Uma ação inédita de solidariedade realizada no Maracanã no último dia 12 de outubro, durante o jogo entre Flamengo x Fluminense, terminou em goleada. Desaparecida desde o início de outubro, Luany Cristina dos Santos de Souza, de 13 anos, foi localizada pela avó neste domingo, dia 15. Um dos cartazes exibidos no telão durante a Escalação Solidária, Luany foi encontrada no Morro da Mangueira, graças a uma informação que foi passada para a avó dela, por um torcedor, ainda dentro do Maracanã. 

Ação inédita de solidariedade realizada no Maracanã no último dia 12 de outubro, durante o jogo entre Flamengo x Fluminense, terminou em goleadaMárcio Mercante / Agência O Dia

“Assim que minha neta desapareceu eu fui à FIA (Fundação para Infância e Adolescência) para registrar o sumiço dela e para pedir ajuda. Eles me orientaram e me deram um ingresso para ir ao Maracanã, juntamente com outras mães que também estão procurando seus filhos e netos. Durante o jogo, quando foi exibida a foto da minha neta no telão, um torcedor contou para um dos assistentes sociais, que estavam nos acompanhando, que tinha visto a minha neta andando pela comunidade da Mangueira”, conta Mônica de Souza, de 53 anos, avó de Luany. 

No dia seguinte ao jogo, seguindo uma orientação da FIA, Mônica foi para a comunidade com cartazes onde tinham uma foto e informações sobre a menina. Ela só deixou a Mangueira três dias depois, segurando a neta pela mão. 

"Ela estava na casa de uma amiga, a mesma que estava conversando com ela no meu portão no dia que desapareceu", completou a senhora, moradora do Lins, agora aliviada. 

O projeto Escalação Solidária foi uma parceria de Flamengo e Fluminense com a agência de publicidade NBS, o Disque-Denúncia, e o programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA. 

"Essa ação mostra como é possível associar o esporte com as questões sociais do país, podendo trazer resultados significantes. Fizemos um plantão para recebimento de denúncias durante da exibição do jogo e tivemos muitas ligações, ressaltando a importância desse tipo de iniciativa", comentou Luiz Henrique Oliveira, coordenador do Programa SOS Criança Desaparecida, que fez questão de agradecer aos clubes e jogadores. 

Encontrar a neta sensibilizou Monica, que tem a guarda de três netos, dois abandonados pelos pais e uma órfã. Simples e batalhadora, ela agora está abrigando a adolescente, amiga de Luany, que foi morar com ela, sob o consentimento da mãe. 

"Não me custa nada dar abrigo e um prato de comida para a menina. Ela não quer ficar na casa dela. Eu não sei o que acontece por lá e a mãe não me ligou nenhuma vez até hoje para saber como está a filha. Vou ficar com ela aqui, sim", finalizou a senhora, que está desempregada.

Você pode gostar