Por bferreira

Rio - Preparando-se para mais um grande desafio na Copa Sul-Americana, o Flamengo terá pela frente um difícil adversário. Vindo da Colômbia, o Junior Barranquilla chegou ao Rio de Janeiro já visando o confronto de quinta, às 21h45, contra o Mais Querido. O duelo, que está marcado para o Maracanã, é válido pela fase semifinal da competição.

Junior Barranquilla enfrenta o Flamengo na quintaAFP

O Junior de Barranquilla foi fundado em 1924 e é o terceiro clube mais antigo da Colômbia, figurando a lista dos tradicionais times do país. Berço de jogadores como Carlos Valderrama, líder de uma das melhores campanhas da Seleção em 1990, o Junior é detentor de sete títulos nacionais. Faz grande campanha no Campeonato Colombiano.

Campanha na Conmebol Sul-Americana

Situado em uma cidade que respira futebol, o Barranquilla teve campanha de desafios na Conmebol Sul-Americana. Iniciando o torneio já na segunda fase, a equipe enfrentou o também colombiano Deportivo Cali, passando nos pênaltis por 3 a 2 em casa depois de dois empates por 1 a 1. Já nas oitavas de final, eliminou o Cerro Porteño, empatando fora por 0 a 0 e vencendo no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez por 3 a 1.

Nas quartas de final, o colombiano foi a Recife e venceu o brasileiro Sport por 2 a 0. Na Colômbia, o placar ficou em 0 a 0. Com isso, o caminho do Junior Barranquilla cruzou com o do Flamengo.

Ao todo, o time tem duas vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Foram sete gols marcados e três sofridos.

Destaques da equipe

Os artilheiros do time na Sul-Americana são Yimmi Chará e Yony González, ambos com dois gols. Ovelar, Luis Díaz e Téo Gutiérrez também marcaram um gol cada.

Sebastián Vieira é o goleiro capitão da equipe colombiana, sendo uma das referências. Além dele, outro nome de destaque é o atacante Téo Gutiérrez, peça importante da Seleção e conhecido por atuar em outros países como Turquia e Portugal. Yimmi Chará é o artilheiro do Barranquilla e foi a contratação mais cara da liga nacional.

O zagueiro Jonathan Ávila, titular da defesa do Junior, fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo e não estará disponível para a partida. Jefferson Gómez e Deivy Balanta, também defensores, estão lesionados.

Reencontro

O primeiro encontro entre as equipes foi em 29 de março de 1984, quando o Mais Querido foi ao Estádio Romelio Martínez, na Colômbia, para encarar o Junior na primeira fase da Copa Libertadores da América. Com gols de Edmar e Tita, o Flamengo saiu com a vitória por 2 a 1.

No Maracanã, no dia 10 de maio de 1984, o Rubro-Negro novamente se destacou e, com três gols de Edmar, venceu por 3 a 1 na primeira fase da Copa Libertadores.

Com informações do site oficial do Flamengo

Você pode gostar