Por pedro.logato

Rio - Mais uma campeão da Libertadores ficou pelo caminho. Após eliminar Colo-Colo, Olímpia, Atlético Nacional e Estudiantes, chegou a vez do Nacional, do Uruguai. Em duelo no Nilton Santos, o Botafogo não sentou na vantagem que tinha sobre o tricampeão da América e voltou a vencer o time uruguaio, desta vez, por 2 a 0.

Na próxima fase, a equipe carioca vai enfrentar mais um time que já levantou a principal competição do continente. Nas quartas de final, o Grêmio, campeão em 1983 e em 1995 será o rival do Glorioso que briga pelo título inédito da Libertadores.

Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe carioca irá encontrar o mesmo Tricolor Gaúcho, no Nilton Santos, em duelo que serve como aperitivo do clássico brasileiro que irá valer uma vaga nas semifinais da competição sul-americana

Botafogo voltou a vencer o Nacional e avançou na LibertadoresAlexandre Brum / Agência O Dia

O JOGO

O início do primeiro tempo entre Botafogo e Nacional do Uruguai não estava no script nem do mais otimista torcedor do Glorioso. A vantagem da vitória no primeiro jogo fora de casa foi duplamente ampliada no Nilton Santos com apenas seis minutos.

O Glorioso começou em cima do Nacional e com dois minutos abriu o placar. Em cobrança de escanteio, Bruno Silva subiu sozinho e cabeceou sem chances de defesa para o goleiro Conde, que só olhou a bola morrer no fundo das redes.

Torcida alvinegra fez a festa no Nilton SantosAlexandre Brum / Agência O Dia

Quatro minutos depois, a equipe carioca ampliou. Em uma trapalhada do Nacional, Pimpão interceptou passe de Rogel para o goleiro Conde, o atacante deu um carrinho e colocou a bola para dentro do gol do time uruguaio.

Com a vantagem, a equipe carioca passou a jogar mais fechada esperando os contra-ataques, o Nacional passou a buscar mais a iniciativa ofensiva. Porém, abusava muito dos cruzamentos, facilitando a defesa alvinegra, apesar da atuação um pouco instável de Gatito Fernández.

O segundo tempo começou com o Nacional em cima, demonstrando mais calma na tentativa de uma improvável reação. Com três minutos, Rodriguéz arriscou de fora da área e colocou Gatito Fernández para trabalhar e fazer bela defesa.

O time uruguaio era valente e não se entregava. Aos 23 minutos, depois cobrança de escanteio, a bola se ofereceu dentro da área para Viúdez, mas Gatito apareceu bem mais uma vez e fez uma nova defesa importante, salvando o time carioca. 

Já desgastado, o Nacional diminuiu o ritmo nos últimos minutos. Como a vantagem alvinegra parecia muito grande, a equipe uruguaia foi aceitando o resultado negativo. O Glorioso até teve chances de ampliar, mas já não era importante.

No fim, uma confusão aconteceu e a arbitragem expulsou quatro jogadores. Os uruguaios Polenta, Aguirre e Rodríguez e o brasileiro Victor Luiz. Porém, a vitória e a classificação estavam confirmadas. Fogão nas quartas de final e que venha o Grêmio!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2 x 0 Nacional-URU

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Público: 40.050 presentes
Gols: Bruno Silva, aos 2, e Rodrigo Pimpão, aos 4 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Matheus Fernandes, João Paulo, Roger e Dudu Cearense (Botafogo); Ramírez, Silveira e Rodríguez (Nacional)
Cartões vermelhos: Victor Luís (Botafogo); Polenta, Rodríguez e Aguirre (Nacional)

Botafogo: Gatito Fernández; Luís Ricardo, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes (Dudu Cearense); Bruno Silva, João Paulo e Rodrigo Pimpão (Guilherme); Roger (Gilson). Técnico: Jair Ventura

Nacional: Conde; Fucile (Barcía), Rogel, Polenta e Espino; Viudez, Arismendi, Rodríguez e Fernández (Ramírez); Aguirre e Silveira (González). Técnico: Martín Lasarte

Você pode gostar