Flamengo

87 é do ...? STF nega recurso do Flamengo e mantém Sport como campeão brasileiro

Por três votos a um, o Tribunal manteve decisão da CBF de dar título ao clube de Pernambuco

Rio - Por três votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, que o título do Brasileiro de 1987 é do Sport Recife. Os ministros Marco Aurélio Mello, Alexandre de Morais, Rosa Weber e Luis Roberto Barroso votaram sobre o caso. Fux não participou, porque o seu filho é advogado do Flamengo. Apenas Barroso se manifestou a favor de dividir o título entre os dois rubro-negros. O posicionamento do Supremo reforça a decisão da CBF que sempre considerou o clube pernambucano como campeão.

FOTOGALERIA: STF declara Sport campeão de 87 e Flamengo vira piada na web

Internautas zoam Flamengo por causa do Brasileiro de 1987 Reprodução Internet

Divergência

Para o Flamengo, a sentença da Justiça Federal de Pernambuco não representava um impedimento para que o clube carioca também fosse reconhecido como campeão nacional de 1987. O rubro-negro apontava que o artigo 217, inciso I, da Constituição Federal, prevê a autonomia das entidades desportivas e associações, quanto à organização e ao funcionamento.

"A decisão que conferiu ao Sport o título transitou em julgado e não pode ser alterada. O Sport do Recife permanece com o título. O posterior reconhecimento do Flamengo como campeão conjuntamente por decisão da CBF constitui ato válido à luz da constituição, da legislação e dos precedentes existentes", defendeu Barroso.

"A resolução da CBF não retirou do Sport a condição de campeão brasileiro de 1987. A compreensível preferência por ser o único campeão sequer foi objeto do seu pedido", frisou Barroso.

Insuportável

Durante o julgamento do recurso do Flamengo, Barroso admitiu que está "insuportável" a judicialização da vida no Brasil, seja em questões como importação de pneus ou em casos sobre distribuição de medicamentos. "Não há espaço pior para se discutir questões desportivas do que o Poder Judiciário. O resgate do conceito de autonomia desportiva é muito importante. Estamos falando do tapetão do STF para decidir o título de um campeonato de futebol", criticou Barroso.

Relembre a Copa União de 87

Em 1987, a CBF não pôde organizar o Campeonato Brasileiro. Com isso, foi criada a Copa União realizada pelo Clube dos 13. A competição foi disputada em dois módulos: o verde e o amarelo. O primeiro com os principais clubes brasileiros e o segundo com equipes mais modestas. Ao fim do torneio, o Flamengo foi campeão e teve o Inter como vice no módulo verde, enquanto Sport e Guarani ocuparam as mesma posições, respectivamente, no amarelo.

A CBF então decidiu voltar à organização e decretou que a competição ainda teria um quadrangular entre as quatro equipes para decidir o campeão. Por se sentirem prejudicados, Flamengo e Internacional não aceitaram jogar e o Sport foi declarado na ocasião como o vencedor, decisão que está em vigor na Justiça e da qual o Fla recorre.

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie