Por fabio.klotz
Rio - A Quarta-Feira de Cinzas foi um "esquenta" para o Desfile das Campeãs, que no Campeonato Carioca será o clássico entre Vasco e Flamengo, no domingo, em São Januário. A exibição do Cruzmaltino, porém, passou longe de empolgar. O time encontrou dificuldade contra o Volta Redonda, teve um pênalti irregular e venceu por 2 a 0, na Colina.
Nenê%2C de pênalti%2C abriu o caminho para a vitória do VascoAndré Mourão / Agência O Dia

O Vasco pecou no quesito evolução. O time sofreu no setor de criação, com pouca criatividade, e ainda levou sustos na defesa, prejudicando a harmonia. Mesmo assim, vai para o clássico embalado por três vitórias consecutivas. O Gigante da Colina lidera o Grupo A com nove pontos.

FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória do Vasco sobre o Volta Redonda

O Volta Redonda, que aprontou na estreia e venceu o Fluminense, por pouco não complicou a vida de outro clube grande. O time parou em Martín Silva, além de ter sido prejudicado pela arbitragem. O Voltaço, que tem quatro pontos no Carioca, volta a campo na segunda-feira, às 17h, e recebe a Portuguesa, no Raulino de Oliveira.
Publicidade
O jogo
O Vasco buscava explorar os lados do campo, mas encontrava dificuldade para criar chances de gol. O Volta Redonda apostava no contra-ataque, mas pecava no último passe. O jogo era fraco. Com problema para furar o bloqueio rival, Rodrigo arriscou de longe. Mota quase se complicou.
Publicidade
Depois, Julio dos Santos pegou o rebote e chutou com força, mas para fora. Pouco para o Vasco, que ainda levou um susto no fim do primeiro tempo. Em contragolpe, Dija Baiano tocou, Vinícius Pacheco, ex-Flamengo, fez o corta-luz e deixou para Niltinho. Ele bateu com capricho, mas acertou a trave. A resposta do Vasco foi na mesma moeda. Após escanteio, Eder Luis surgiu e cabeceou no poste.
O Vasco voltou para o segundo tempo com uma mudança: Yago Pikachu no lugar de Jorge Henrique. O primeiro lance de perigo foi do Volta Redonda. Niltinho arriscou de fora da área e obrigou Martín Silva a espalmar. Jorginho precisou mudar de novo. Eder Luis sentiu um problema muscular e deu lugar a Thalles.
Publicidade
O Gigante da Colina contou com erro da arbitragem para abrir o placar. Thalles cabeceou na área e a bola bateu na barriga de Mailson. Porém, a arbitragem, equivocademente, marcou pênalti. Nenê deslocou o goleiro e fez 1 a 0 em São Januário.
Nenê por pouco ampliou, mas parou em Mota. Depois, Vinícius Pacheco avançou e obrigou defesa em dois tempos de Martín Silva. O goleiro do Vasco, por sinal, virou o principal jogador do time. Ele evitou cruzamento de Niltinho que quase surpreendeu.
Publicidade
Depois, Martín Silva salvou cabeçada à queima-roupa de Tiago Amaral. No rebote, Luan e Niltinho, este livre, não conseguiram marcar. O goleiro também defendeu um chute de fora da área de Bruno Barra. Luan, que já tinha amarelo, fez falta e foi expulso. Problema para o clássico.
Nos acréscimos, Nenê arrancou em contra-ataque e deixou Thalles na boa para fazer 2 a 0 e definir o placar.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
VASCO 2X0 VOLTA REDONDA
Publicidade
Estádio: São Januário
Público e renda: 4.986 pagantes / 5.334 presentes / R$ 168.530
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Gols: Nenê (Vasco, aos 15' do 2ºT) e Thalles (Vasco, aos 48' do 2ºT)
Cartão amarelo: Bruno Barra (Volta Redonda) e Jorge Henrique, Nenê, Rodrigo e Martín Silva (Vasco)
Cartão vermelho: Luan (Vasco)
VASCO: Martín Silva; Madson (Bruno Gallo, aos 31' do 2ºT), Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Julio dos Santos e Andrezinho; Eder Luis (Thalles, aos 9' do 2ºT), Jorge Henrique (Yago Pikachu, no intervalo) e Nenê; Riascos; Técnico: Jorginho.
Publicidade
VOLTA REDONDA: Mota; Marrone (Rafael Pernão, aos 36' do 2ºT), Luan, Mailson e Cristiano; Bruno Barra, Dija Baiano (Luiz Gustavo, aos 36' do 2ºT), Marcelo e Vinícius Pacheco (Pedro Isidoro, aos 36' do 2ºT); Tiago Amaral e Niltinho; Técnico: Felipe Surian.