Por luana.benedito
Opções de banheiros que usaram os boxes e as estruturas da Idea Glass. São modelos para todos os gostos e bolsos %2C além de orientações para mantê-los sempre em bom funcionamentoDivulgação

Rio - A manutenção de itens de decoração é essencial para garantir durabilidade e segurança. Para quem não sabe por onde começar, o gerente de planejamento da Ideia Glass, Érico Miguel, preparou dicas sobre a manutenção do box de banho. Ao comprar um box, o consumidor precisa ter em mente que é preciso fazer revisão na peça a cada 12 meses, como determina a norma técnica NBR 14207.

De acordo com Érico, a manutenção é simples, mas deve ser feita por um profissional. “É essencial ficar de olho no produto e fazer uma manutenção periódica, verificando se existe alguma peça fora do eixo, trincos no vidro ou se a água está vazando por debaixo da porta”, revela. O segundo passo é verificar se está tudo bem com o box — muitas pessoas focam apenas no vidro. Por isso, ao fazer a manutenção da peça, a atenção precisa estar em todos os detalhes, como ferragens, trilho e kits.

VIDROS TEMPERADOS

Segundo Érico, os boxes de banho precisam ter vidros temperados, cinco vezes mais resistentes. Ou, ainda, o laminado, que em caso de quebra, impede que fragmentos se soltem. Antes de fazer a compra, é preciso se certificar de que o material utilizado pela empresa esteja de acordo com a norma NBR 14207, para não ter dores de cabeça no futuro.

Para quem não se fez essa observação na hora de comprar o box, irá precisar verificar constantemente o estado do vidro. “Qualquer rachadura é um sinal de alerta que algo está errado”, diz Érico. Outra coisa que precisa estar na lista de verificação é a proximidade do vidro com as ferragens. “O vidro não pode estar em contato com nenhum material rígido do kit. Por isso, em todo o contorno do box existe um material macio que segura e protege o vidro”, explica Érico.

Na hora da manutenção, é preciso verificar se alguma parte do composto macio está danificado. Caso haja algum dano, é necessário trocar todo o contorno, já que o contato direto do vidro com as ferragens acaba gerando atrito. E, consequentemente, desgastando as peças.

Estrutura deve ser checada

As dicas de manutenção não param por aí. Outro ponto importante na hora da preservação é a questão da estrutura da peça. Para verificar se ela está firme, basta colocar as mãos sobre o kit e verificar se algo está balançando ou saindo do lugar com grande facilidade e também observar se a água consegue passar por debaixo do box.

Se a resposta for sim para as duas coisas, é um indício grave de que a peça não está bem fixada. “Neste caso, a melhor coisa é chamar um profissional para que ele possa resolver o problema o quanto antes, da melhor forma possível”, conta Érico Miguel, gerente de Planejamento da Idea Glass.

Depois de verificar a qualidade do vidro e a forma de instalação do kit, é preciso voltar a atenção para o bom funcionamento da porta. “A abertura e o fechamento da porta não podem exigir grande esforço para o morador. Se ela costuma emperrar, é porque algo está fora do lugar. E, por isso, é preciso chamar um profissional para consertar o kit”, explica Érico.

Além da manutenção rigorosa que deve ser feita uma vez ao ano, a limpeza do box também é importante para a segurança, além de garantir um aspecto de novo por mais tempo. Isso porque a faxina bem feita tem como objetivo acabar com possíveis ferrugens, que podem corroer as ferragens e aumentar as chances de acidentes. Segundo Érico, é preciso limpar superficialmente o box pelo menos uma vez por semana. E uma vez por mês realizar a limpeza pesada

Você pode gostar