Por luana.benedito
Cervejas%2C espumantes%2C chopes%2C sucos e refrigerantes contam com copos específicos para que a bebida possa ser apreciada corretamente%2C preservando suas característicasDivulgação

Rio - Para atravessar a avenida sem fazer feio, saiba qual a taça ou copo ideal para cada tipo de bebida. Esses recipientes ainda ajudam a decorar a casa. E há opções para todo tipo de bolso. As taças e copos foram desenvolvidos para armazenar bebidas especificas, como água, cerveja, vinho e suco, entre outros.

Mas com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher o modelo correto na hora de servir os convidados. Para não fazer feio durante o evento, a Etna preparou algumas dicas que mostram a funcionalidade de cada modelo e como usá-los da maneira correta.

Para se ter ideia, o copo ideal para servir chope ou cerveja são aqueles conhecidos pelo formato de tulipa. Além de favorecerem a formação de espuma, eles ajudam a manter a temperatura da bebida por muito mais tempo. Para os amantes de vinho, o que vai determinar se uma taça foi feita para servir vinho branco ou tinto é o seu tamanho.
A taça de vinho branco é menor, pois a bebida deve ser servida aos poucos, para manter a temperatura sempre gelada.

Além disso, ela tem um bojo pequeno, que ajuda a conservar o aroma do vinho. Já o bojo da taça de vinho tinto é maior, pois a bebida precisa de contato com oxigênio para respirar e liberar seu aroma e sabor. Porém, o recipiente deve ser sempre preenchido até um terço da sua capacidade.

A taça para servir champagne ou espumante é aquela conhecida como ‘flûte’, que tem um design mais fino e elegante, ideal para manter as borbulhas da bebida por mais tempo. Além disso, sua espessura direciona a efervescência e os aromas para o nariz, enquanto controla o fluxo acima da língua.

Para o Martini, o modelo tem um formato de copo triangular, estreito no fundo e aberto na boca, além de uma base mais alta. Isso porque a bebida deve ser consumida em pequenas doses e nunca com pedras de gelo. Quem quiser acrescentar um charme a mais na hora de servir os convidados, vale investir em frutas e guarda-chuvas decorativos na borda do recipiente.

Para fechar, as bebidas como água, refrigerante, suco e coquetéis devem ser servidas no copo conhecido como long drink. Fino e alto, ele comporta muitas pedras de gelo e, em média, entre 250 a 300 ml de líquido.

Você pode gostar