Prefeito de Nova York, Bill De Blasio AFP
Em recado a Bolsonaro, prefeito de Nova York diz que 'se não quer se vacinar, nem precisa vir'
Presidente está com sua equipe nos Estados Unidos para discursar na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira
O prefeito de Nova York, Bill De Blasio, deu um recado direto ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido), nesta segunda-feira, 20:"Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado", disse De Blasio durante um pronunciamento.
"Todos precisam estar em segurança e juntos, isso significa que todos precisam ser vacinados. A grande maioria das pessoas nas Nações Unidas, a grande maioria dos estados-membros estão fazendo a coisa certa", completou.
Bolsonaro é o único entre os líderes do G20 que alega não ter tomado vacina contra a Covid-19. Ele está nos Estados Unidos para discursar durante a abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Três outros líderes não divulgaram nota oficial com a situação vacinal, são eles: o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, e os dois ministros das Relações Exteriores da China e da Arábia Saudita.
Tanto Salman Bin Abdulaziz Al-Saud, rei da Arábia Saudita, quanto Vladimir Putin, presidente da Rússia, já se vacinaram contra a Covid-19. Ainda que a situação do presidente da China, Xi Jinping, seja um mistério, ele não comparecerá presencialmente ao evento.
Não se vacinar e não estimular a vacinação é algo incomum entre os líderes das principais potências. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, e Justin Trudeau, presidente do Canadá, divulgaram seus processos de imunização nas redes sociais.
Pizza
Bolsonaro parou para comer uma pizza na rua pouco tempo depois de chegar a Nova York (EUA), neste domingo, 19. O mandatário escolheu um lugar sem mesas e a poucas quadras de onde ele está hospedado.
Nas imagens, publicadas por Gilson Machado, ministro do Turismo, Bolsonaro aparece comendo a pizza em pé, ao lado de vários ministros. Pedro Guimarães, presidente da Caixa, Anderson Torres, ministro da Justiça, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência, são alguns dos nomes que também viajaram à cidade.
Embora a ONU não tenha exigido o comprovante de imunização como uma condição para a participação do evento, a circulação por Nova York pode ficar restrita para quem não ainda não se vacinou, como Bolsonaro. Para comer na parte interna de restaurantes, por exemplo, a cidade determinou que os estabelecimentos verifiquem se os clientes estão vacinados antes de atendê-los nas mesas.