Por luana.benedito

Rio - Dar uma repaginada na casa é um desejo que está sempre em nossas mentes. Mas, na maioria das vezes, falta dinheiro. A boa notícia é que o mercado tem oferecido alternativas que permitem investir na mudança sem pesar tanto no bolso. Entre elas, estão o sistema drywall (parede e forros de gesso acartonado) e as portas de correr de vidro. Em tempos de crise, além de mais econômico, esse sistema de construção a seco tem, entre suas vantagens, a versatilidade na manutenção, na mudança de layout e na estética.

Sancas, tetos em curva, flutuantes ou recortados para iluminação embutida, mobiliários, detalhes decorativos. São inúmeras possibilidades que o drywall oferece. “E executar essas possibilidades é muito mais fácil do que com o gesso convecional, pois esse conceito não tem risco de fissuras, trincas ou amarelamentos, o que é comum acontecer com plaquetas de gesso”, explica Omair Zorzi, gerente técnico da Knauf do Brasil. Segundo ele, essa opção faz muita sujeira, o que não ocorre com o drywall.

Opções de portas de vidro de correr%2C da Idea Glass%2C e ambientes com paredes e tetos%2C que usaram o sistema drywall%2C da KnaufDivulgação

Outra vantagem é a possibilidade de mudar o layout da casa. Ao contrário da alvenaria convencional, o sistema drywall é uma solução muito mais rápida, prática e leve. “A simplicidade de execução é um dos grandes diferenciais da construção a seco. Uma parede pode ser instalada em muito menos tempo (em apenas algumas horas) do que uma parede executada em sistemas convencionais” destaca Zorzi.

Com isso, dividir um ambiente para transformá-lo em um escritório ou em um quarto, com a chegada de um filho, por exemplo, se torna muito mais fácil e rápido com o drywall. “Além disso, por ser uma construção mais limpa, reduz drasticamente a produção de entulho durante a obra”, afirma o gerente técnico, ressaltando que a alvenaria produz cerca de 20% de resíduos de obra, enquanto o drywall produz apenas 5%.

SOLUÇÃO PARA ÁREAS EXTERNAS

Já para aqueles que querem construir suas casas, a Knauf também oferece uma solução para áreas externas: o sistema de fachadas Knauf Aquapanel é indicado para construção e recuperação de fachadas. E as chapas Knauf Aquapanel de 8 milímetros são dicas para aplicações em vedações internas e externas. “Em comparação com a alvenaria convencional, o sistema Knauf Aquapanel promove uma economia de até 30% do tempo necessário até o final da fase de acabamento da superfície”, completa Zorzi.

Já as portas de vidro de correr ajudam os locais que sofrem com problemas de metragem. O modelo Vision, da Ideia Glass, por exemplo, pode ser usada em portas de passagens e divisórias de espaços. Além de proporcionar maior privacidade a cômodos como quartos e salas, a peça agrega praticidade, beleza e sofisticação aos locais onde é instalada. A porta também auxilia na proteção de ruídos, oferece sensação de amplitude e colabora para uma decoração moderna.

Elaborada como uma solução para espaços reduzidos, a porta Vision tem sistema de roldanas aparentes, não expõe os suportes do tubo e garante suavidade ao ambiente. O modelo não possui restrições, já que pode ser utilizado em diversos cômodos do imóvel. Além disso, sua montagem é simples e se dá por meio de um sistema de encaixe do trilho superior. O kit da Ideia Glass pode ser usado até mesmo na entrada da casa. Nesse caso, o morador deverá escolher um tipo de vidro mais resistente e até mesmo colorido ou estampado.

Você pode gostar