Por luana.benedito

Rio - Os ambientes coloridos como livings, cozinhas, quartos e lavabos estão cada vez mais em alta. E com cores fortes, que marcam presença nos projetos de arquitetos e designers de interiores. No entanto, cada um dos cômodos de um imóvel pede, de acordo com sua funcionalidade, metragem e decoração, a cor ideal.

A arquiteta Cyntia Sabat alerta que quaisquer cores podem ser usadas em todos os espaços. Mas é preciso ficar atento à composição do ambiente. Cada um dos tons tem uma interação com os sentimentos humanos e, por isso, algumas são mais indicadas para quartos, outras para sala de estar e assim por diante.

“Há espaços que, pelo seu diâmetro, pedem uma cor mais clara, para que tenhamos uma sensação de amplitude. Por outro lado, em ambientes em que queremos provocar um sentimento de interação, optamos por cores mais quentes. Tudo depende, principalmente, da funcionalidade do espaço”, pontua Cyntia.

Fique atento para não errar

Cores escuras, como preto, grafite e marrom, deixam o ambiente menor, pois passam uma sensação de redução de espaço. Além de não contribuírem para a iluminação.

Cores berrantes e agressivas podem ‘chocar’ a energia dos ambientes e das pessoas. Para usar esses tons, como o laranja e vermelho, é preciso saber fazer a aplicação.

O branco e demais tons claros podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa. É uma cor neutra, que raramente influencia negativamente uma pessoa.

Você pode gostar