Por thiago.antunes

Washington - A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou, nesta segunda-feira, a aplicação parcial do controverso decreto migratório do presidente Donald Trump, que comemorou a decisão como “clara vitória” para a segurança nacional. O decreto, cujos efeitos haviam sido bloqueados por cortes de apelações, suspenderá temporariamente a entrada de viajantes e refugiados de seis países muçulmanos.

Por decisão da Corte, a restrição à entrada poderá ser aplicada a pessoas “que não têm relação de boa-fé com pessoas ou entidades nos EUA”, até que o mesmo tribunal analise detalhadamente a questão em outubro. São afetados cidadãos de Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen.

O decreto interrompe por 120 dias a entrada de refugiados desses países. Quem tem parente nos EUA ou conseguiu visto de estudante, por exemplo, estaria livre. “A decisão da Suprema Corte permite que se torne efetiva em parte a suspensão das viagens para seis países inclinados ao terrorismo e a suspensão aos refugiados”, afirmou Trump.

Você pode gostar